Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

CANÇÕES QUE FICAM PRA SEMPRE

  "S O L E A D O,  A  M Ú S I C A  D O  C É U"
                                        M o a c y r     F r a n c o


                  de : MOACYR FRANCO /  FRED JAY  /  JACAR


                     


                                                                  Rilar Carvalho (foto), professora em Natal, Rio Grande do Norte, foi quem sugeriu a belíssima canção que hoje é destaque na série "Canções que ficam pra sempre".   Rilar já esteve aqui neste espaço, com outra música maravilhosa, e volta agora.  Ele é uma mulher de muito bom gosto musical.  Realmente, "SOLEADO, A MÚSICA DO CÉU" é uma canção pra não ser esquecida, como nos mostra o talentoso MOACYR  FRANCO  no vídeo acima.
  


"Soleado" é uma versão brasileira de MOACYR FRANCO  para uma cançao natalina, escrita pelo austríaco FRED JAY  e pelo músico italiano Ciro Dammico, conhecido artisticamente por JACAR.
 

Soleado, A Música Do Céu

De muito longe vem uma canção
Suavemente como uma oração
E um anjo azul entre bruma e véu
Veio abrir pra nós os portões do céu
E ao céu chegamos como quem morreu
Trazendo amor, o resto se perdeu
Somos pássaros, livres da prisão
Soltos no infinito, sobre a imensidão
De muito longe, vem essa canção
Fazer um só, nosso coração
Vê comigo,vê, daí a tua mão
Vem andar no céu com os pés no chão
A nuvem branca são os sonhos meus
O sol que aquece são os beijos teus
E as estrelas são a felicidade
É o nosso amor, toda eternidade
Prá muito longe vai essa canção
Rasgando o céu como uma oração
Ela vai dizer ao seu coração
Que eu te quero mais
Mais que a salvação
 
 
Na verdade, "Soleado" é uma canção sem palavras, composta por Ciro Dammicco(foto) sob o pseudônimo "Zacar".   A primeira versão gravada foi a versão de 1974 de Daniel Sentacruz Ensemble, da qual Ciro era um participante,  com Mara Cubeddu como voz feminina principal.
 
A música foi cantada com várias letras de muitos artistas, a primeira versão com letras sendo o alemão lügen nicht Tränen por Michael Holm , em 1974, um hit número um na Alemanha e um hit Top 10 na Áustria e Suíça. Mais tarde, artistas como Mireille Mathieu ( On ne vit pas sans se dire adieu , 1975), Johnny Mathis ( Quando uma criança nasce de 1976, um hit número um no Reino Unido ), Percy Faith , Paul Mauriat e outros gravações em versões instrumentais.
 
A banda italiana Elio e le Storie Tese canta uma capa personalizada em seus concertos da véspera de Ano Novo, chamado Buon Anno Nuovo , com as palavras "Buon Anno Nuovo" ( Feliz Ano Novo ). O cantor checo Karel Gott canta um cover chamado Mel jsem RAD A mám (eu amava e eu ainda faço) - letra de Zdeněk Borovec. Além disso, o compositor espanhol Mari Trini baseado a sua canção Te amaré, te amo y te Querre (Eu vou te amar, eu te amo e eu vou) na composição do Zacar. Na Hungria Cserhati Zsuzsa fez um cover em 1978, intitulado "Édes kisfiam" (Meu filho pequeno doce), que continua a ser muito popular hoje.
Ciro Dammicco , também conhecido pelo pseudônimo Zacar ( Bari , 16 de de Junho de 1947 ), é um compositor , produtor de televisão e produtor de cinema italiano .
 
 
Como compositor, foi sempre muito bem sucedido em todo o mundo, vendendo milhões de discos e recebendo alguns prêmios com discos de ouro e platina. Entre os mais famosos artistas que gravaram suas canções estao Johnny Mathis , Mireille Mathieu e Kenny Rogers .
 
Entre suas composições estão canções como; Soleado , linda Linda Linda , Todo el tiempo del mundo , On sans Ne pas vive se para dizer adeus , Um príncipe en exílio , Tranen lügen nicht , quando uma criança nasce
 
 
Fred Jay (foto), nascido Friedrich Alex Jacobson (* 27. Julho 1914 , em Linz ; † 27 de Março de de 1988 no Greenwich / Connecticut ) foi o austríaco letrista pop que escreveu a primeira letra para a canção "Soleado".  
Seus pais judeus vieram de Berlim, mas estavam no momento de seu nascimento,  em Linz.  Ele estudou na Faculdade de Direito da Universidade de Viena .  Durante seus estudos,  escreveu em 1935 em um café vienense para Schlager a canção "Obrigado, foi encantador" com lápis em seu caderno. 
 
 
MOACYR DE OLIVEIRA FRANCO, cantor, compositor, ator, humorista, apresentador de televisão e produtor,  é mineiro de Ituiutaba e hoje, aos 78 anos, ainda pode ser visto semanalmente, no programa Praça da Alegria, comandado por seu amigo Carlos Alberto Nóbrega no SBT, interpretando Jeca Gay, um caipira afrescalhado e muito engraçado. Está aí um homem que encerra sua vida com honra.
 

Moacyr teve imenso prestígio como cantor em todo o Brasil.   Entre seus maiores sucessos estão Suave é a Noite, Pobre Elisa,   Doce Amargura,  Eu te darei bem mais,  Caminhando na Garoa,   Eu nunca mais vou te esquecer  e dezenas de outras cançoes, sempre uma mais  linda do que a outra.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário