Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

 


                                                 S   E   R   I   E   M   A

    A  SERIEMA, certamente o canto mais conhecido do cerrado, é o 43º personagem da nossa série BICHO AMIGO
 
 
 
 

 

 
                                  A Seriema, Cariama cristata, é a única representante da família Cariamide no Brasil. Ela vive desde a Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia até o Brasil central e oriental e oeste de Mato Grosso, Sul do Pará e Maranhão.


A Seriema caracteriza-se por ser uma ave pernalta - pode chegar a 90cm de altura e pesar até 1,4 quilo. Possui uma plumagem cinzenta com uma ligeira tonalidade amarelada, bicos e pernas avermelhadas. É uma das poucas aves que possuem cílios. 



Seu bico é típico de aves catadoras, que passam o dia andando lentamente com a cabeça abaixada, a procura de insetos, roedores, lagartos e ocasionalmente cobras.
 Para matar uma presa maior, como um roedor, costuma batê-lo violentamente contra o chão inúmeras vezes.
Além disso, a Seriema é muito veloz, chegando ao alcançar 50 km por hora.

 
 
               Em cativeiro, como no Zoológico de São Paulo,  mesmo recebendo o roedor já abatido, a Seriema mantem o  seu instinto. 

          Ela  costuma escalar árvores com suas unhas afiadas, onde se empulera em troncos altos para pernoitar.






























Em relação a sua reprodução, a  Seriema costuma fazer o ninho com gravetos e galhos em árvores. Em geral,  ela põe dois ovos.


 
Após 26 a 29 dias, nascem os filhotes que são alimentados pelos pais diretamente no bico. Com apenas doze dias, os filhotes abandonam o ninho e já começam a emitir um som estridente para chamar a atenção dos pais.
 
 
 

   A  principal característica da Seriema e o canto longo e estridente que pode ser ouvido a um quilometro de distância, sendo, sem dúvida, a vocalização mais importante e conhecida nos cerrados.
 
Conheça no vídeo o famoso "Canto da Seriema"

                      




Nenhum comentário:

Postar um comentário