Na verdade, o jogo não será na Boca do Lobo, como parece insinuar a Folha de Londrina no seu título . Mas o choque desta noite será no Estádio Bento Freitas, reduto do Grêmio Esportivo Brasil. A Boca do Lobo, onde o Tubarão treinou ontem, pertence ao Esporte Clube Pelotas, rival do Brasil e conhecido como Lobão. Mas em qualquer lugar, quando Brasil e Londrina se enfrentam, o gosto é de rivalidade. Já tivemos até uma "batalha campal", aqui no Estádio do Café, quando os dois times estavam na Série D.
O curioso é que os dois clubes se assemelham em algumas características. São forças do Interior de seus estados, têm torcidas fortes e grandes conquistas passadas. Mas administrativamente são agremiações diferentes. O Tubarão tem hoje um patrocinador rico, que banca tudo. Já o Brasil é tocado na raça, através de apaixonados pela cores rubro-negras.
Os dois times estão mantendo treinadores há vários anos, coisa rara no futebol brasileiro. E os dois tem ganho muitos jogos, títulos e acessos. Acho que mereciam retornar à Série A, onde já brilharam como semifinalistas em temporadas diferentes, nos anos 70/80. Até nisto os dois clubes têm semelhanças.
Mas hoje à noite no campo, serão cabeças diferentes, brigando por uma vitória que terá gosto de sobrevivência. Ganhar é preciso, tanto para o Xavante como para o Tubarão. E são os times das minhas duas terras: Pelotas onde eu nasci e Londrina onde vivo há mais de 50 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário