Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Superbactéria zumbi
 ressuscita na Sibéria


                                                                    (reprodução SiberianTimes)

               Uma superbactéria que deveria estar morta “ressuscitou” e está causando um surto na Sibéria. E o principal responsável por isso é o aquecimento global.
               Segundo cientistas, a rara bactéria antraz, que infecta animais e seres humanos, estava na carcaça de uma rena que morreu há mais de 70 anos na região de Yamal-Nenets. No corpo do animal, a bactéria passou décadas inativa (para todos os efeitos, morta), mas, quando a temperatura na região ficou 5°C acima do normal neste verão, o cadáver começou a se descongelar e as bactérias ressurgiram. 
                De acordo com a "Exame", até o momento a antraz já matou mais de 1.500 renas e infectou mais de 10 pessoas. O local do surto foi isolado, e toda a população (humana e animal) está de quarentena. 
               Cientistas russos explicam que este tipo de bactéria, quando está em condições desfavoráveis, como frio extremo, formam esporos que são capazes de sobreviver mais de 100 anos em uma porção de terra que nunca descongela. Assim, quando a temperatura aumenta, a antraz é capaz de “ressuscitar”. 

Até o momento, bactéria rara já matou 1.500 renas e infectou 10 pessoas na região

Nenhum comentário:

Postar um comentário