Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

domingo, 17 de julho de 2016

      Paquistanesa famosa na internet 

é morta por novo 'crime de honra'

         (Assassinatos cometidos por familiares por uma afronta moral se tornam cada vez mais comuns)

                                          ( foto e texto de "O Dia" )

             Qandeel Baloch, famosa pelos vídeos sensuais que publicava na internet, morreu estrangulada por seu irmão, neste sábado, em um novo caso no Paquistão de "crimes de honra", assassinatos cometidos por familiares por uma afronta moral.
              A jovem de 25 anos, cujo verdadeiro nome era Fauzia Azeem, morreu estrangulada por seu irmão Muhammed Wasim na casa de seus pais na cidade de Multan, na província oriental de Punjab, afirmou à Agência Efe o chefe da polícia local, Azhar Akram. "Seu irmão a estrangulou aparentemente em um caso de crime de honra (...) Não há ferimentos ou orifícios de bala em seu corpo, nem sangrou" - explicou.

            Segundo com relatos dos pais da vítima para a polícia, seu filho tinha ameaçado Qandeel pelo tipo de vídeos que ela publicava em redes sociais como Facebook, onde conta com quase 730 mil seguidores, e tinha ordenado que ela encerrasse totalmente sua atividade na rede.
O irmão apareceu ontem à noite na casa de seus pais onde estava a jovem, que vivia lá fazia uns dias - afirmou o policial.

         "Ela não tinha solicitado proteção policial, se não teríamos proporcionado" - garantiu Akram.
No entanto, de acordo com o jornal local "The Express Tribune", Qandeel Baloch tinha pedido diversas vezes proteção ao Ministério do Interior paquistanês pelas contínuas ameaças que recebia, mas "ao não receber resposta"  tinha decidido abandonar o país. "Sei que não vão me dar segurança e não me sinto segura, por isso decidi ir para o exterior com meus pais"- tinha declarado a jovem celebridade ao jornal.

           As fotografias e vídeos de poucos segundos que Qandeel publicava nas redes sociais e que são vistos por milhares de internautas eram de forma caseira e a jovem, com roupas sensuais, realizava poses semieróticas.

             A presidente da Comissão de Direitos Humanos do Paquistão (RHCP), Zohra Yusuf, confirmou à Efe que o assassinato da jovem "é outro caso de crime de honra", e revelou que este pôde ser motivado pelas polêmicas fotos bastante comentadas nas redes sociais.

            Segundo a HRCP, neste ano 262 mulheres morreram vítimas de crimes de honra, 84 delas por escolher marido sem a permissão da família e 149 por manter "relações ilícitas".
Os chamados "crimes de honra" são muito frequentes no sul da Ásia e costumam envolver familiares que consideram uma afronta o que transgredir a conservadora moral tradicionalista.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário