Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

segunda-feira, 11 de julho de 2016

EUROCOPA
O choro dos "BLEUS franceses" 




             Os jornais franceses estampam hoje nas primeiras páginas a deceção pela França não ter sido campeã europeia, um título conquistado por Portugal.
            O L'Équipe ilustra a primeira página com a fotografia do jogador francês Pogba com a camisa a tapar o rosto, titulando "Esmagados" e escrevendo que, "ao fim de uma triste final, os 'Bleus' inclinaram-se no prolongamento contra Portugal, que conquistou o seu primeiro troféu internacional".
              Em editorial de capa, o jornal desportivo considera que "os homens de Didier Deschamps caíram domingo face aos portugueses, sem gênio mas mais realistas", e que "esta manhã a França acorda forçosamente com um sentimento de desperdício. Portugal era um adversário ao seu alcance, menos forte que a Alemanha, mas no futebol não é sempre, infelizmente, a melhor equipe que levanta a taça".
                    "Lesionado num choque com Payet logo ao oitavo minuto, o português [Cristiano Ronaldo] saiu lesionado, a desfazer-se em lágrimas, antes de acompanhar a consagração da seleção no banco", escreve também o L'Equipe, no artigo intitulado "Ronaldo, do pesadelo ao sonho", enquanto outro texto avança que "só lhe falta a taça do mundo para completar um imenso palmarés" e um terceiro explica que "nada mais será igual no país de Cristiano Ronaldo".
                   O Libération publica na primeira página uma fotografia de Griezmmann, de costas, com as mãos na cabeça, titulando "Como novatos" e sublinhando que "apesar da saída precoce de Ronaldo, a França se inclinou 1 x 0 face ao realismo português ao fim de um prolongamento sufocante".
                   "0 a1: A França K.O.", é um dos títulos do Libération, que explica que "o sólido coletivo português, rapidamente privado da sua estrela Ronaldo, resistiu domingo à noite aos ataques dos 'Bleus'" e que "a equipa portuguesa evoluiu, coletivamente, para um nível estratosférico, numa noite em que lhe roubaram o senhor e mestre Cristiano Ronaldo, lesionado no início, o que mostra que o futebol ainda é um jogo que se joga de forma coletiva".
                         O Le Figaro escolheu para a capa uma fotografia da tristeza do número 7 francês, Antoine Griezmann, titulando "E o sonho desfez-se?", acompanhado do texto: "Cruel desfecho (...). Os 'Bleus', liderados por Griezmann, tentaram tudo para furar o muro português".
                      "A França perdeu. Saudemos e felicitemos Portugal. O seu triunfo, obtido a grande custo, é também um pouco o nosso porque alguns dos seus jogadores nasceram e cresceram no nosso solo, como centenas de milhares dos seus compatriotas" - lê-se no editorial de capa.
                     O 'Aujourd'hui' en France é o único a publicar na capa uma fotografia dos jogadores portugueses a levantarem a taça, com o título "Não era o nosso dia" e a legenda "Após um jogo dominado pelos 'Bleus', a França acabou por se inclinar a Portugal (1-0) no prolongamento".
                    O jornal publica textos sobre a seleção com títulos como "Até que enfim que Portugal foi consagrado", "Cristiano Ronaldo, as lágrimas da alegria" e "Uma tribuna presidencial nervosa", com uma fotografia onde se vê os presidentes francês e português.
                  O diário escreve que "o Stade de France pôs-se a cantar o fado", porque "os apoiantes portugueses, numerosos nas bancadas, deram a voz durante todo o encontro antes de explodir no final", ainda que "perder Cristiano Ronaldo no início da final do Euro fosse motivo para estragar o ambiente".
                    O L'Humanité publica na primeira página a imagem de apoiantes da equipa francesa a gritar pelos 'Bleus', diante de uma multidão e com o título "Portugal 1 - França 0, mas 'obrigada por este momento".
                   "Uma bela festa, faltou só a apoteose", descreve o jornal, que considera que "resta à França a felicidade de ter reencontrado uma equipa com a qual se identifica".

Nenhum comentário:

Postar um comentário