Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 9 de março de 2016

                        Duvido que você conheça a
              
                      "    B   R   I   B   A  "

    ELA É A 48º FIGURANTE DO NOSSO "BICHO AMIGO"


                                    


                               Se você visitar o Zoológico de São Paulo, não deixe de passar pela Casa do Sangue Frio para conhecer um lagartinho denominado pelo povo nordestino de briba e pelos cientistas de Diploglossus lessonae.
 
 
                       O nome pode parecer estranho, mas o animal é muito interessante. Briba vem da palavra víbora. Pois é, embora seja um lagarto pequeno, alcança apenas 30 centímetros, e totalmente inofensivo, tem gente que morre de medo do bichinho, acreditando que ele seja venenoso.
              


                       Claro que não, no Brasil, não existe lagarto venenoso! Essa crença deve ter surgido pelo fato de que quando tem pressa, ele mantém as patas bem juntas do corpo e, com movimentos laterais do corpo roliço, desliza pela areia como se fosse uma cobra. Parece, mas não é.

       Alguém aí já viu cobra com patas??? 
                 
De qualquer forma, é uma estratégia bem interessante para fugir de um predador, como por exemplo um gato-do-mato. Além de interessante, é um animal muito bonito. Apresenta um colorido castanho, com o ventre avermelhado e a cabeça levemente amarelada.

             Agora, se você que é apaixonado por futebol torcer para um time alvi-negro (com uniforme branco e preto, como Botafogo e Corintians), vai adorar saber que os filhotes dessa espécie apresentam o corpo totalmente rajado com listras brancas e negras, como se fosse uma zebra.   
 
               Briba é um género de répteis escamados da família Gekkonidae. Este género é monotípico, ou seja, contém apenas uma espécie: Briba brasiliana, originária do Brasil. É noturna e arborícola.
                  Em 2006, um estudo com ADN mitocondrial de várias espécies de lagartixas descobriu que o gênero Briba é o mesmo que Hemidactylus. Os autores sugeriram que Briba brasiliana passará a chamar-se Hemidactylus brasilianus.

                
            A briba pode ser encontrada no nordeste do Brasil, tanto no ambiente quente e seco das caatingas, como no ambiente mais fresco e úmido da Mata Atlântica. Alimenta-se principalmente de minhocas, insetos, aranhas e até mesmo de escorpiões, o que faz desse lagarto um grande aliado das pessoas.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário