Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016


 
 
  B  E  I  J  A  -  F  L  O  R  "
  
    

                                           E aí está o 41º animal que aparece no BICHO AMIGO, série semanal que mostra os nossos amigos na natureza. E' a vez do "B E I J A - F L O R", certamente um dos pássaros mais bonitos que conhecemos. Originários das Américas, os beija-flores são encontrados desde o Alasca até a Terra do Fogo.  A maioria das espécies de beija-flor é tropical e subtropical.
 
 
Existem 322 espécies de beija-flores conhecidas. A maior biodiversidade ocorre no Brasil e no Equador. Os tons metálicos da sua plumagem e a capacidade de visitar as flores pairando no ar são as marcas registradas deles.
 
O Beija-flor também é muito conhecido por Colibri, mas tem muitos outros nomes, como cuitelo,  chupa-flor,  pica-flor , chupa-me,  binga,  guanambi,  guainumbi e maino.
 
 
Os colibris ou beija-flores são grandes migradores. Acompanham a floração e também os ciclos de insetos que eles comem, viajando as vezes por mais de 100 km, de flor em flor.
 
O Beija-flor se alimenta de néctar e água açucarada,  mas também come aranha e insetos.  Sua lingua é pegajosa, o que ajuda para segurar os insetos, que ele procura nas cascas das árvores e nas folhas.
 
 
Nenhum outro pássaro bate as asas tão rapidamente como o beija-flor.  E só ele consegue voar para trás e para os lados.
Sua força e velocidade para voar é mesmo espantosa.
Se precisar, o beija-flor voa setecentos quilômetros sem pousar nem uma vez.
Entretanto, é praticamente impossível para um beija-flor andar no chão. Suas patas são muito curtas e muito fracas.
 
 
O menor dos beija-flores é o beija-flor-abelha, que vive em Cuba. Também é chamado por alguns  de beija-flor-das-fadas. Ele tem no máximo 5 centímetros de comprimento ao todo (bico, corpo e cauda) . Imaginem um passarinho de 5 cm !
 
Já o maior beija-flor vive nos Andes, e mede mais de 20 centímetros.
 
Por outro, o chamado Beija-flor-Amazônia, que vive aqui no Brasil, não chega a 20 centímetros de comprimento.
 
 
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
                               O acasalamento do beija-flor ocorre em pleno vôo, numa linda dança (foto abaixo).  Depois, a fêmea faz o ninho, utilizando musgos, raminhos e até teia de aranha na construção. E os filhotes são pequenos como insetos.
 
 
 
VEJA O VÍDEO ABAIXO. É IMPERDÍVEL ! 

Apesar de arisco, o Beija-flor aceita a amizade humana, depois de muita persistência dos interessados em conquistá-lo. Veja no vídeo abaixo, um grupo deles bebendo água na mão amiga de um improvisado "treinador".

                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário