Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sexta-feira, 6 de novembro de 2015

      Nunca fui seu "fã de carteirinha". Esporadicamente, curti algumas das suas canções. Acho que houve uma supervalorização do seu trabalho, principalmente após a sua morte. Mas definitivamente, ele figura entre os nomes fortes da música brasileira

                                  R  A  U  L      S  E  I  X  A  S 

                     

                                  "COWBOY FORA DA LEI", que aparece neste bem humorado vídeo é uma das canções de RAUL SEIXAS que eu consigo curtir. Foge daquele estilo que sempre me pareceu meio deprimente na sua música, que tentou unir rock e baião.

                                 Raul Santos Seixas era baiano de Salvador,  muito conhecido com "Maluco Beleza", e também tratado como "Raulzito" ou "Pai do Rock Brasileiro". Morreu muito cedo, aos 44 anos. Foi encontrado morto, por volta das oito horas da manhã, no seu apartamento em São Paulo. Seu alcoolismo e a sua diabetes foram os causadores da parada cardíaca que o matou, no dia 22 de agosto de 1989. O velório foi no Palácio das Convenções do Anhembi e no dia seguinte o    corpo de Raul foi sepultado em Salvador, no Cemitério Jardim da Saudade.

 





                             Quando morreu,  Raul estava curtindo o surgimento do seu último disco gravado em vida, intitulado "A Panela do Diabo", e que a Warner Music Brasil, lançou oficialmente um dia após a sua morte. o que rendeu ao artista um "disco de ouro póstumo", pela venda de 150 mil cópias, em meio a comoção do seu prematuro desaparecimento. Acho que foi o
disco seu que mais vendeu.
 
                                  Mas sua morte foi extremamente explorada. Raul permaneceu semanas entre as paradas de sucesso, inclusive com os vários álbuns póstumos que foram produzidos, como "O Baú do Raul"(1992),  "Raul Vivo" (1993 -Eldorado),  "Se o Rádio não Toca" (1994 - Eldorado) e "Documento (1998).  Também foram lançadas coletâneas, destacando-se "Os Grandes Sucessos de Raul Seixas", de 1993.
            


            A obra musical de Raul Seixas é composta de 17 discos lançados em seus 26 anos de carreira. No começo, integrou o grupo "Os Panteras".  Foi com eles que lançou seu álbum de estréia, "Raulzito e os Panteras", em 1968.
             Entre as primeiras músicas que lhe deram notoriedade  estão "Mosca na Sopa" e "Metamorfose".  Raul assumiu um estilo musical que o credenciou como "contestador e místico", certamente em função também com a influência que recebeu do ocultista britânico Aleister Crowley.

 
                      As vinte canções consideradas mais importantes de Raul Seixas certamente são : "Eu nasci há 10 mil anos atrás",  "Morning Train (O Trem das 7)",  "Gitã",  "Sociedade Alternativa",  "Metamorfose Ambulante",  "A Maçã",   "Al Capone",   "Metrô Linha 743",  "Medo da Chuva",  "Blue Monn of Kentucky / Incidental: Asa Branca",   Let Me Sing, Let Me Sing",  "Eu também vou reclamar",  "Ouro de Tolo (Carrão 73)",  As Minas do Rei Salomão",  "Mosca na Sopa",  "Tu és o MDC da minha vida",  "Como Vovó já dizia (Óculos Escuros)",  "Não Pare na Pista",  "How Could I Know  (Love Was To Go)" e  "Tente Outra Vez".






Nenhum comentário:

Postar um comentário