Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

      "Tudo azul n'América do Sul",  "Andreia" e "Luiza Manequim" são alguns outros grandes sucessos escritos por esse portuguesinho que veio criança para o Brasil. Escolhi uma outra canção lindíssima para o vídeo de abertura: "PENA VERDE". Você vai sentir saudade de

                              A B Í L I O       M A N O E L


                    

                                          Certamente, muitas pessoas já se esqueceram de ABÍLIO MANOEL. Mas quem realmente curtiu a música brasileira dos bons tempos vai se lembrar rapidamente dele, quando ouvir o vídeo acima, que nos mostra a canção "PENA VERDE". Foi com ela que ele ganhou em 1969 o II Festival Universitário da Música Popular Brasileira, da TV Tupi.   A música deu nome ao segundo LP de Abílio e foi o maior dos muitos sucessos que ele conseguiu na carreira.
 
 
Abílio Manuel Robalo Pedro nasceu em Lisboa, em 1947, mas veio de Portugal para o Brasil ainda criança. Cresceu aqui, vivendo as nossas coisas, espalhando sua alegria e seu talento entre os jovens brasileiros, com os quais convivia no curso de física da USP.
 
 
Abílio Manoel ganhou vários festivais de música no Brasil e no Chile. O primeiro foi Festival Latino-Americano da Canção Universitária de 1968, em Santiago do Chile, com a canção de sua autoria "Minha Rua".  Já então estava lançando seu primeiro LP pela Odeon
 

E a consagração veio rapidamente, porque no ano seguinte Abílio estourou com sua canção Pena Verde. Fez então muitas apresentações na TV e  shows no México, tornando-se conhecido do grande público.
 
 
Em 1971 e 1972 participou do Festival Internacional da Canção. E no mesmo período lançou outro grande sucesso: "Tudo azul n'América do Sul", numa parceria com Antônio Carlos Carvalho. Ainda hoje ou no máximo amanhã, vou relembrar esta canção na minha página do Facebook.
 
 
Em 1973, Abílio Manoel organizou o grupo Terra Livre. E em 77 começou a trabalhar na Rádio Bandeirantes de São Paulo. No ano seguinte, lançou pela Som Livre o LP "Becos e Saídas", com destaque para três canções suas ("Domingo", "Menina da Bahia" e "Peão e Viola") e uma linda música de Pablo Milanés ("Pobre del cantor").
 
 
Já em 1980, Abílio compôs a trilha sonora para o filme "Pixote", de Hector Babenco.  E dois anos depois lançou o LP "Curso das Águas", seu primeiro disco pela RCA. Em 1984, passou a apresentar o programa "América do Sol", na Rádio USP da capital paulista.
 
 
Em seguida, produziu o lançamento da coleção "América do Sol" pelos selos Band e Copacabana. E a partir de 1997 passou a dedicar-se a fazer jingles publicitários, trilhas sonoras e a promover eventos artísticos.
 
Foi então que a morte surpreendeu Abílio Manoel, no dia 30 de junho de 2010, apanhado por um enfarto, quando passava férias na Bahia. A filha Manuela Robalo conta que seu pai passou mal e foi socorrido, sendo levado rapidamente para o hospital. Mas seu romântico coração não resistiu, e ABÍLIO MANOEL nos deixou aos 63 anos de idade.   
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário