Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

domingo, 13 de setembro de 2015

ENTRAMOS NA SEMANA FARROUPILHA

       A gauchada vive o seu tempo de festa. De hoje até domingo que vem (20 de Setembro), será um fandango só. Cavalgada, acampamento, churrasco, chimarrão, dança, cantoria e muitas lembranças. É a Semana Farroupilha. Mas é preciso se preparar pra ela, como mostra a canção do vídeo, interpretada por um gaúcho bem autêntico.

                   E L T O N      S A L D A N H A

                          

 
                     ELTON SALDANHA é um cantor, compositor e jornalista nascido na cidade de Itaqui, localizada as margens do Rio Uruguai, na fronteira com a Argentina.  Um reduto forte do tradicionalismo gaúcho. E Elton é mesmo um "gauchão típico".  
                      A música do vídeo "SE PREPARANDO" foi escrita pelo próprio Elton, numa parceria com João Sampaio e Walther Morais. Todos os anos, quando se aproxima a Semana Farroupilha (13 a 20 de setembro), eu começo a cantarolar instintivamente esta canção, que conta os preparativos de um gaúcho para a sua semana mais importante. Ele mete a mão nas suas economias pra comprar uma "pilcha", que é como chamamos lá a indumentária completa do gaúcho de verdade. E do seu cavalo também. Como diz a canção :

      "Dei um golpe na guaiaca / Num tirão a queima bucha / E fui lá em Piratini comprar uma pilcha gaúcha / Mas que estampa de bagual / Onde vai com essas encilhas ? / É que eu tô me preparando pra Semana Farroupilha..."



 
Elton Benício Escobar Saldanha fez 52 anos em julho último. Criado em Itaqui, foi trazido para Porto Alegre pelo cantor Juarez Bittencourt, onde se formou em jornalismo. E durante três anos, Elton apresentou o programa "Fandango", pela TVE-RS, e ainda o programa "Buenas Tardes", na Rádio Rural.
Como ator, Elton Saldanha participou da famosa minissérie "A Casa das Sete Mulheres", na TVF Globo em 2002.  E atuou no curta-metragem  "Pois é, Vizinha".
 



 
Elton venceu vários festivais nativistas, como compositor ou intérprete, entre os quais A California da Canção Nativa de Uruguaiana, a Seara da Canção de Carazinho, o Musicanto Sul-Americano de Nativismo de Santa Rosa,  a Coxilha Nativista de Cruz Alta, a Tertúlia Musical Nativista de Santa Maria, o Canto da Lagoa de Encantado, o Festival da Barranca de São Borja,  a Tafona da Canção Nativa de Osório,  a Moenda da Canção de Santo Antônio da Patrulha,  o Ronco do Bugio de São Francisco de  Paula,  o Serra Canto e Cantiga de Veranópolis,  o Reponte da Canção de São Lourenço do Sul, a Sapecada da Canção Nativa de Lages e o Festival Cantamérica de Buenos Aires.
 


Elton Saldanha foi presidente do Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore. Foi também fundador do TAPE (Tribo Amigos do Pé no Estribo)
 
Os sucessos de Elton Saldanha como cantor são muitos. Os meus preferidos: "Eu sou do Sul",  "Castelhana",  "Canta Catarina",  "Cardeais",  "Hino dos Cavaleiros da Paz",  "Cavaleiros da Amizade" e "Cavaleiros Sem Fronteiras".
 
Vale a pena conhecer o trabalho deste artista gaúcho
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário