
A natureza é mesmo fantástica. Criou o CRUZA-BICO, que é o 21º participante deste desfile de animais do nosso quadro "BICHO AMIGO". A característica marcante desta ave da "Familia Fringillidae" é o bico, cujas mandíbulas se cruzam na extremidade, permitindo-lhe abrir as pinhas para extrair as sementes, seu alimento preferido. Esses pássaros se alimentam quase que exclusivamente das pinhas das coníferas, especialmente as dos pinheiros.

O nome científico do Cruza-Bico é Loxia Curvirostra

Fixe nesta imagem. Veja que linda sequência de fotos
O Cruza-Bico é muito popular em Portugal, país que ele invade periodicamente, atrás das plantações de pinheiro-de-casquinha. As duas maiores invasões ocorreram em 1990 e 1993, quando os bichinhos chegaram do Norte Europeu em grande número, a partir de agosto. Existem até selos do Correio Português com a figura do Cruza-Bico.
Nossos "amiguinhos" de hoje se reproduzem nos bosques de pinheiros, dos mais variados tipos. Fazem seus ninhos lá em cima, no alto do cone, onde a fêmea põe de 3 a 5 ovos. A incubação vai de 21 a 30 dias.
Os filhotes nascem com o bico reto. Só depois que eles completam três semana de vida é que as mandíbulas se cruzam, uma para a esquerda e outra para a direita.
Um ornitologista sueco pesquisou o Cruza-Bico e chegou a conclusão de que apenas um passarinho consome 3.500 sementes de pinha por dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário