Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

                                                    
                         C  R  U  Z  A - B  I  C  O
        
           A natureza é mesmo fantástica. Criou o CRUZA-BICO, que é o 21º participante deste desfile de animais do nosso quadro "BICHO AMIGO".  A característica marcante desta ave da "Familia Fringillidae"  é o bico, cujas mandíbulas se cruzam na extremidade, permitindo-lhe abrir as pinhas para extrair as sementes, seu alimento preferido. Esses pássaros se alimentam quase que exclusivamente das pinhas das coníferas, especialmente as dos pinheiros.
                                    
 
                          Na América do Norte eles são chamados de "bico-torto-vermelho".  Mas é especialmente no Norte da Europa que eles são encontrados. Normalmente, os machos adultos são avermelhados (as vezes quase roxos), enquanto as fêmeas e os juvenis são amarelos/esverdeados.   


             O nome científico do  Cruza-Bico é Loxia Curvirostra

           



              Fixe nesta imagem. Veja que linda sequência de fotos

                  O Cruza-Bico é muito popular em Portugal, país que ele invade periodicamente, atrás das plantações de pinheiro-de-casquinha. As duas maiores invasões ocorreram em 1990 e 1993, quando os bichinhos chegaram do Norte Europeu em grande número, a partir de agosto.  Existem até selos do Correio Português com a figura do Cruza-Bico.
 
Nossos "amiguinhos" de hoje se reproduzem nos bosques de pinheiros, dos mais variados tipos. Fazem seus ninhos lá em cima, no alto do cone, onde a fêmea põe de 3 a 5 ovos. A incubação vai de 21 a 30 dias.
Os filhotes nascem com o bico reto. Só depois que eles completam três semana de vida é que as mandíbulas se cruzam, uma para a esquerda e outra para a direita.


 
 Um ornitologista sueco pesquisou o Cruza-Bico e chegou a conclusão de que apenas um passarinho consome 3.500 sementes de pinha por dia.
 





 




                           

Nenhum comentário:

Postar um comentário