Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

    Os "experts" do gênero acham que ele é o maior cantor sertanejo romântico da atualidade. Um 'cara' que enfrentou mil dificuldades na vida, mas que conseguiu consolidar sua
carreira
 
                                           L  E  O  N  A  R  D  O

                       

                        Cantando com o irmão Leandro. Foi assim que eu conheci LEONARDO, nos anos 90. Lembro até hoje da imagem dos dois juntos e das músicas que eles cantavam. Os dois usavam nomes artísticos. Quase dois anos mais velho, Leandro na verdade se  chamava Luis José. E o nosso destaque de hoje foi batizado com o nome Emival Eterno da Costa. É claro que precisou mudar de nome para ser um artista. Virou LEONARDO.


                           Leonardo veio ao mundo em Goianápolis, Estado de Goiás, no dia 25 de julho de 1962, estando hoje com 53 anos. Filho de Carmem Divina Eterno da Silva e Avelino Virgulino da Costa, gente da lavoura. Enquanto seu Avelino e Leandro andavam sempre acompanhados de uma viola,  Leonardo gostava mais de brincar e sonhar com um jeito de ganhar melhor a vida.


                            A dupla Leandro & Leonardo veio mais tarde, quando Leandro já tocava numa banda que executava sucessos de Roberto Carlos e dos Beatles. Os dois foram para Goiânia onde ficariam mais perto do sucesso musical. Leonardo trabalhava numa farmácia. Mas aos poucos a dupla foi "vingando" até que chegaram ao sucesso com o hit "Entre tapas e beijos".
                              O crescimento da dupla tornou-se então muito mais rápido. Em 15 anos de carreira eles venderam 25 milhões de discos e chegaram a Globo, contratados para apresentar o programa Leandro & Leonardo Especial.  E em 95, se uniram a Chitãozinho & Xororó e a Zezé di Camargo & Luciano, para apresentar um dos programas mais bem sucedidos da Rede Globo, o "Amigos", que conseguiu sensacional audiência.



                              Mas no auge do sucesso, Leandro começou a sentir-se mal. Após muita luta, ele morreu no dia 23 de junho de 1998, vítima de um câncer de pulmão raro. Foi sepultado em Goiânia, em meio a enorme comoção popular, que se espalhou pelo Brasil inteiro.

                               Leonardo ficou sozinho, mas não desistiu. Apostando na carreira solo, lançou já em 1999 o seu primeiro disco, "Tempo". E hoje, após 11 CDs e 4 DVDs lançados, Leonardo supera  a marca de 15 milhões de cópias vendidas, concretizando o sonho de dar sequência ao sucesso alcançado pela dupla Leandro & Leonardo.



                            Na vida pessoal, Leonardo casou-se nos anos 80 com Maria Aparecida Dantas, que teve o filho Pedro em 1987.  Um eterno apaixonado, Leonardo teve outros relacionamentos, Casou-se com Poliana Rocha e depois separou-se, tendo então um caso comentado com a ex-bailarina e jornalista Naira Ávilla.  Mas acabou voltando para Poliana, com quem vive até hoje

 
                              Leonardo é pai de seis filhos de seus vários "amores": Pedro Leonardo(28 anos), Isabella (24), Jéssica (21), José Felipe (17), Matheus (17) e João Guilherme (13).  Seu primogênito Pedro sofreu uma grave acidente automobilístico em 2012, tendo estado em coma, com sério risco de morte.   

                                E, apesar de ainda jovem, Leonardo já é vovô, desde 20 de abril de 2012. Sua primeira neta chama-se Maria Sophia e é filha de Pedro Leonardo e de sua esposa Thaís.
                            Um outro momento dramático da vida de Leonardo ocorreu em 17 de novembro de 2003, quando ele capotou um jipe Land Rover, ocasionando um acidente que matou seu compadre  Segastião Figueira Arantes (também cantor) e deixou quatro feridos na rodovia GO-070. O caso foi polêmico, porque Leonardo alegou que estaria fazendo um test-drive, o que foi desmentido prontamente pela concessionária.

                       Em suma, entre muitos acontecimentos dramáticos, Leonardo conseguiu ir em frente, sendo hoje um dos artistas brasileiros melhor reconhecidos no mercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário