Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

segunda-feira, 6 de julho de 2015

      Uma mineirinha danada, que cantava desde de menina, e que ficou famosa da época da "Jovem Guarda", como amiga "chegada" de Roberto e Erasmo Carlos. O programa acabou, mas ela continuou encantando, apesar das várias tragédias que acompanharam a sua vida. Uma cantora que sabe escolher seu repertório

                             W  A  N  D  E  R  L  É  I  A         

                    
           
                   Nunca ouvi uma música cantada por WANDERLÉIA que tenha me desagradado inteiramente. Suas canções sempre tem algo que mexe com a gente. Escolhi para o vídeo desta postagem, "FOI ASSIM", que tem um andamento lindo e fecha com dois versos arrasadores:
        "Mas foi tudo um sonho, foi tudo ilusão / Porque não é meu o seu coração / Alguém roubou de mim o seu amor, me deixando nesta solidão...          
        ... Foi assim e agora o que é que eu vou fazer / Pra que você consiga entender /  Que sem você meu bem, não posso mais viver ."
                     Wanderléia Charlup Boere Salim nasceu em Santo Antônio do Pontal, distrito de Governador Valadares, em Minas Gerais, mas passou a primeira parte de sua infância em outra cidade mineira: Lavras. Descendente de libaneses, Wanderléia tinha 9 anos quando seus pais se mudaram para o Rio de Janeiro, com muitos filhos, em busca de uma vida melhor. Mal sabiam eles que estavam encaminhando uma de suas filhas para se tornar uma importante cantora brasileira. E já aos 10 anos, a Wandeca ganhava concursos em emissoras de rádio.
                      Mas foi em 1962, aos 16 anos, que Wanderléia conseguiu gravar um compacto. E no ano seguinte o seu primeiro LP, pela CBS. Foi na gravadora que ela conheceu Roberto Carlos, com quem teve um rápido namoro. Ficou também amiga de Erasmo Carlos. E lá foi ela para a "Jovem Guarda", a partir de agosto de 1965. Wanderléia e Celly Campelo foram as primeiras estrelas do rock nacional. 
                       Wandeca participou inclusive de filmes ao lado de Roberto Carlos. Contracenou com ele e Erasmo em "Roberto Carlos e o Diamante Cor-de-Rosa"  e foi atriz principal do filme nacional "Juventude e Ternura", de Aurélio Teixeira.

  
                          Entretanto,  a vida de Wanderléia não foi só sucessos. A tragédia várias vezes abalou sua linda cabecinha. A primeira veio quando ela tinha 10 anos e viu sua irmã mais velha morrer vítima de uma bala perdida.

                          A vida voltou a castigar Wanderléia. Quando ela tinha 16 anos,começou a namorar Zé Renato, filho do famosos Chacrinha. Logo ficaram noivos e, após sete anos juntos, o rapaz sofreu um acidente e ficou paraplégico. A "Ternurinha" entrou em depressão, ao mesmo tempo em que Zé Renato se afastava dela, porque não queria ser um peso na sua vida.

                           Após outros namoros com cantores e compositores, Wanderléia conheceu o guitarrista chileno Lalo Califórnia, com quem se casou. Em 1982, nasceu o primeiro filho do casal, Leonardo. Mas dois anos depois, veio nova tragédia. Leonardo estava andando de triciclo e acidentalmente caiu na piscina, morrendo afogado. Mas o casamento sobreviveu com a vinda duas filhas: Yasmin e Jadde.

                             A morte do pai e pouco depois também do irmão, vitimado pela AIDS, em 1996, levaram nossa cantora à uma forte depressão e a um câncer no útero, tendo que passar por uma histerectomia. A vida particular de Wanderléia não tem sido um mar de rosas.

                      Mas em termos profissionais, não há dúvida que ela foi e continua sendo uma das cantoras melhor sucedidas do País. Faça como eu: experimente num dia qualquer ouvir todas as canções disponíveis que Wanderléia gravou. E vai sentir quantas alegrias a música dela já nos deu.


                                                "Pare o Casamento", "Prova de Fogo",  "Ternura", "Eu já não sei", "Eu sou terrível", "Exército do Surf", "É o tempo do Amor" e mais uma centena de lindas canções marcaram a vida desta incrível cantora brasileira.



                           



Nenhum comentário:

Postar um comentário