Nosso espaço musical traz hoje uma artista diferente. Mas uma grande artista, que vem do teatro. Ela nunca será popular, porque a sua música alcança um público elitizado. Mas qualquer criança pode perceber o seu talento. Escolhi esse vídeo abaixo, para que todos possam "conversar" um pouco com ela, antes que ela cante "SUMMERTIME", com incrível sensibilidade
C I D A M O R E I R A
A paulistana MARIA APARECIDA GUIMARÃES CAMPIOLO, 63 anos, é uma atriz, cantora e pianista, que se consagrou nos palcos brasileiros como CIDA MOREIRA, após estrear profissionalmente em 1977, aos 26 anos, com a peça "A Farsa da Noiva Bombardeada", de Alcides Nogueira, com direção de Marcio Aurélio. Era na verdade um grupo de teatro experimental, o "Pompa e Circunstância", com o qual Cida fez ainda outro texto de Alcides, "Tide Moreyra e sua Banda de Najas".

1983 - Gravou o LP "Abolerado blues", que trouxe músicas de Zé Rodrix e Eduardo Dusek.
1985 - Participou do Festival dos Festivais da Rede Globo de Televisão, com a canção "Novos Rumos", que foi uma das finalistas e depois veio a ser lançada numa coletânea do mesmo nome.
1986 - Lançou o LP "Cida Moreira", com destaque para as canções "Vocalise", do nosso londrinense Arrigo Barnabé, "Balada do louco"(Arnaldo Batista e Rita Lee) e "Com o diria Satie", de José Miguel Wisnik.
1988 - Gravou o LP "Cida Moreira Interpreta Brecht" , que vale a pena ser ouvido só pela "Canção do Vendedor de Vinho", numa versão em português de Cacá Rosset para a canção de Bertolt Brecht e Kurt Weill.
1993 - Lançou seu primeiro CD, intitulado "Cida Moreira Canta Chico Buarque", com grandes canções do consagrado compositor, entre as quais destaco "Morte e vida Severina", "Soneto", "Suburbano coração", "A voz do dono e o dono da voz", Estação derradeira" e a belíssima "Beatriz", que Chico fez Edu Lobo.
1995 - Participou da coletânea "Dolores - a música de Dolores Duran", interpretando canções da saudosa compositora, ao lado de Zezé Motta, Fafá de Belém, Leila Pinheiro, Pery Ribeiro, Tetê Espíndola, Jane Duboc e Denise Duran.
1997 - Gravou o CD "Na Trilha do Cinema", com temas de filmes do cinema brasileiro, tais como "Bye bye Brasil", "A flor da Pele", "Minha desventura" e "O Ébrio" (Vicente Celestino).
1997 - Participou da coletânea "Cantorias e Cantadores", interpretando música regional e caipira, junto com artistas como Renato Teixeira, Xangai e Eugênio Leandro.
2003 - Lançou o álbum "Angenor", com canções de Cartola, como "O Mundo é um moinho", "Alvorada" e outras pouco conhecidas, como "O silêncio de cipreste" e a toada "Feriado na roça". O lançamento foi no Ibirapuera, em São Paulo.
2009 - Participou de outra coletânea, "Elas cantam Paulinho da Viola", com Alaíde Costa, Milena, Fabiana Cozza e Célia. E na mesma época fez uma temporada de apresentações na casa de shows Studio SP.
2010 - Gravou a coletânea Mrs. Lennon, na qual interpreta canções de Yoko Ono, esposa de John Lennon.
2011 - Lançou o polêmico álbum "A Dama Indigna", com músicas de Amy Winehouse, Chico, Caetano, David Bowie, George Gertshwin, e outros autores.
2012 - Atuou no filme "O que se Move", dirigido por Caetano Gotardo. E também levou seu show "Canções para Cortar os Pulsos", homenagem a obra de Tom Waits, ao palco do famoso clube noturno Madame Satã.
Como se pode observar, Cida Moreira é mesmo uma artista com ampla penetração nas mais diversas áreas em que atua. E a voz que ela mostra no vídeo é mesmo de fazer a gente passar a noite inteira ouvindo
Nenhum comentário:
Postar um comentário