Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

domingo, 28 de junho de 2015


O que há com o futebol brasileiro ?   



            E' a pergunta que todos estão fazendo, depois de mais este fracasso internacional da Seleção Brasileira na Copa América.  Já na Copa do Mundo do ano passado, jogando em casa, o Brasil não chegou à final, sendo goleado por Alemanha (7 a 1) e Holanda (3 a 0) nos seus dois últimos jogos. E agora, no confronto só com equipes vizinhas aqui da América do Sul, perdemos para a Colômbia e fomos eliminados pelo Paraguai.
  
              E o que é pior: se não estamos entre os quatro primeiros da Copa América, quem garante que vamos conseguir classificação para ir a Rússia, no Mundial de 2018 ?

              Pra falar a verdade, nem sei porque estamos tão decepcionados com esta eliminação ocorrida ontem no Chile. Afinal, todos já sabíamos que a Seleção era o Neymar e mais nada. Ora, se o Neymar saiu, ficou o "NADA". E' só isso que aconteceu.

             Mas para entender porque a Seleção se transformou nisso que aí está, é preciso verificar o que ocorre hoje com o futebol brasileiro. Qualquer guri de 17/18 anos está sendo vendido para o Exterior, antes mesmo de jogar aqui, como ocorria antigamente. As equipes que nos deram tantos títulos mundiais eram formadas por craques comprovados, muitos deles já atuando no Exterior, mas com um passado de vitórias e conquistas por aqui, antes de saírem.

               O que acontece agora é que nós "enganamos" os gringos, vendendo pra eles meninos que nem nós sabemos bem se virão a ser craques.  E três ou quatro anos depois, esses mesmos meninos são convocados para a nossa Seleção. Garanto que você, amigo que está lendo esta análise, nunca havia visto jogar alguns destes jogadores da Seleção atual.  Mas exigimos então que eles nos deem o mesmo que no passado nos foi dado por Ronaldo, Ronaldinho, Romário e tantos outros craques de verdade.

              Filipe Luis, Douglas Costa, Fernandinho, Firmino, Philipe Coutinho e outros que estão aí hoje, nunca serão Cafú, Rivaldo, Zico, Ronaldo, Jairzinho e Ronaldo ou Rivelino. E a nossa Seleção nunca voltará a ser vencedora, enquanto  perdurar esta situação atual.

               O que fazer para acabar com esse problema ? Não é tão difícil. É só não liberar para negócios com o futebol de outros países  os jogadores menores de 22 anos que não tenham sido testados pela pela Seleção Brasileira. E quem sair do País sem cumprir esta exigência, jamais será convocado em hipótese alguma.  Só assim voltaremos a ter jogadores que com certeza poderão fazer voltar as vitórias.

3 comentários:

  1. Futebol, é um jogo, acho que é momento, mas uma coisa é certa, se tiver clubes fortes teremos seleção forte, para isso tem que ter dinheiro e competir com a Europa, Asia e Arabes, é um sonho longe da realidade atual.
    Nos anos 50, 60 tinhamos o Santos, base da seleção, com o Botafogo e o Palmeiras completando o time, não precisava nem treinar.
    Mas acho que vai chegar um momento que ninguém vai mais ligar para seleção, apenas torceremos para os clubes, porque não faz sentido reunir jogadores para representar um pais, que muitos nem conhecem, prejudicando seus clubes.
    avanti.

    ResponderExcluir
  2. E de vexame em vexame, o Brasil vai jogando a sua história no lixo.
    Perder para a Colombia, levar sufoco da Venezuela e ser eliminado
    pelo Paraguai, a dose foi muito forte. Hoje a seleção é um balcão de negócios.
    Se o Firmino, Douglas Costa, Filipe Luis, Fernandinho, Tardeli, Thiago Silva,
    Elias, Willian e o enganador Robinho, forem os melhores, parem o mundo que eu quero descer.
    Não é possível que nada vai acontecer, uma faxina geral no nosso futebol tem que acontecer, trocar o presidente da CBF, rever essa tal da Lei Pelé e incluir a Lei de Responsabilidade aos dirigentes dos clubes, isso é só o começo.
    Nesse modelo atual de gestão, nunca teremos um Rivellino, Zico, Romário, Jairzinho, Ronaldo, Rivaldo e tantos outros craques!!!

    TATO - 28/06/2015

    ResponderExcluir
  3. Fico com a impressão de que todos concordam num aspecto: nossa Seleção Brasileira já não é legítima, não nos representa mais.

    ResponderExcluir