Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quinta-feira, 25 de junho de 2015

  O Brasil está chorando a morte de mais um artista. Que nem era tão conhecido assim. Mas era um bom artista, um bom cantor sertanejo, certamente abrindo as portas para o sucesso definitivo. A morte - sempre ela - destruiu o sonho de 

                    C R I S T I A N O     A R A Ú J O


                 

                    Normalmente, nosso espaço destinado à musica e aos músicos chega com alegria. Mas hoje não tem como ficar alegre. Na madrugada de terça pra quarta-feira, por volta das 3h15m, um Land  Rover desgovernado capotou no canteiro central da BR 153, entre Goiatuba e Morrinhos, a 200 km de Goiânia, matando duas pessoas. Uma delas era o cantor CRISTIANO ARAÚJO,  de apenas 29 anos, que ainda foi conduzido com vida para o hospital, mas acabou morrendo vitimado por uma hemorragia interna na região do abdômen. E a outra pessoa era Allana de Moraes, a namorada do cantor que tinha apenas 19 anos. Ela morreu na hora.




 
 Poucas vezes eu havia ouvido com maior atenção as músicas que Cristiano cantava. Na verdade, eu conhecia bem apenas a canção "Efeitos", lançada em 2011 e que deflagrou a carreira de Cristiano, colocando-o na mídia como um futuro astro sertanejo. Ontem, por força das circunstâncias, ouvi várias músicas dele. Acabei escolhendo para o vídeo que abre esta postagem a canção  "Você Mudou", que mostra bem o timbre de voz forte que Cris tinha, e nos dá uma noção de onde poderia chegar esse promissor artista. Sei que a maioria dos meus leitores também só está conhecendo agora o trabalho de Cristiano Araújo, o que é uma grande pena.
 
   Cristiano Melo Araújo era nascido na pequena cidade de Goiás (cerca de 30 mil habitantes), no estado de Goiás, e fez 29 anos no dia 24 de janeiro último. A partir dos seis anos, quando ganhou dos pais - João Reis Araújo e Zenaide Melo - o seu primeiro violão, nunca mais ficou longe da música. Aos 9 anos começou a fazer apresentações em público (festas e comemorações)  e a participar de festivais. Compôs sua primeira canção aos 10 anos e foi se aperfeiçoando. Logo passou a ser procurado por  artistas interessados em suas canções.
 
Com 13 anos, gravou seu primeiro CD com 5 músicas para participar  do Festival do Faustão, no qual ficou entre os seis melhores da região centro oeste, ganhando o direito de gravar uma faixa no CD Jovens Talentos. Fez shows em campanhas políticas e aos 17 anos iniciou uma tentativa de cantar em duplas, que durou mais ou menos seis anos. Mas os resultados não foram os esperados, valendo apenas para o seu aperfeiçoamento.
 
 
Voltou a cantar sozinho e,  em 2010 ingressou definitivamente na carreira solo, incentivado por grandes cantores que participaram do disco de lançamento: Jorge & Mateus, Gusttavo Lima e Humberto & Ronaldo, entre outros.
As coisas começaram a funcionar e o sucesso veio com a explosão da música "Efeitos", em 2011.
 
 
Cristiano era muito querido entre os artistas sertanejos, e no segundo álbum, em 2012,  "Ao Vivo em Goiânia", ele contou com participações de Bruno & Marrone, Fernando & Sorocaba, Israel & Rodolffo, seu pai João Reis e outros artistas.
 
 
Ainda em 2012, no dia 2 de agosto, foi preso por excesso de barulho em festa, num condomínio horizontal de luxo na zona sul de Goiânia. A polícia foi chamada e levou Cristiano,  que ficou sete horas na delegacia, e só foi solto mediante fiança.
 
 
A partir do CD "Continua", com 20 novas músicas (como "Maus Bocados" "Caso Definido" e outras), Cristiano começou a fazer um longo Tour pelo Brasil.  Que terminou na madrugada de ontem, quando ele retornava de um show em Itumbiara e se preparava para viajar até  Caruaru, Pernambuco, onde se apresentaria nesta quarta-feira à noite. E no próximo sábado ele cantaria na Praia de Iracema, em Fortaleza, no Ceará.
 

 

Além dos pais, Cristiano Araújo deixa a irmã Ana Cristina Melo, o irmão Felipe Araújo e dois filhos de quatro e seis anos. Ficam também muitas canções bonitas que certamente serão muito curtidas por aqueles que realmente gostam de música.
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário