Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

segunda-feira, 4 de maio de 2015

                   Ela não enxerga. Mas é luz pura, tem brilho próprio. Impossível ver sua beleza e ouví-la cantar, sem ficar encantado com tudo que ela tem pra nos dar  

                                                         K  Á  T  I  A



                            

                                            Gosto muito da Kátia. É uma das minhas cantoras preferidas. E não é porque ela é cega, não. Eu não tenho pena dela. O que eu tenho é paixão pela sua maneira de cantar, por sua voz,  por seu  talento como um todo. E pela mulher linda que ela é !

                                             Tenho os discos dela e gosto de quase todas as suas músicas. Duas em especial. A primeira é "QUALQUER JEITO", que está no vídeo acima e foi o maior sucesso da carreira de Kátia. Trata-se de uma versão de "It Should Have Been Easy", composição de Bob McDill, gravada por Anne Murray em 1982. A versão foi assinada por Roberto/ Erasmo Carlos, e Kátia "estourou" com ela em 1987.


                                            E a outra música cantada por Kátia que eu considero especial é "Bijuteria", de Chico Roque e Carlos Colla. Ela foi a primeira artista a gravar esta canção, com o nome de "Quando a Noite Cai", em 1989.    Dois anos depois, a dupla Christian & Ralf regravou a música, já então com o nome de "Bijuteria".  E depois disto, outros artistas gravaram, como a cantora Suka, a dupla Bruno & Marrone e muitos outros.  Mas nenhuma outra gravação teve uma interpretação tão linda como a de Kátia.

 

                                           Deficiente visual, Katia iniciou sua carreira em 1978, com a canção "Tão Só", num compacto simples. E em 79 veio o lançamento do primeiro álbum, com a música "Lembranças", que deu nome ao disco.


                                        Roberto Carlos é um apaixonado pela voz de Kátia. É o seu "padrinho artístico". Os dois se  encontram até hoje. E Kátia participou do tradicional programa anual "Roberto Carlos Especial", em 1974.  Ela é também uma das cantoras que mais sucesso fez no conceituado programa  "Globo de Ouro".
                                      


                                        Vez por outra, Kátia some do noticiário, mas ela nunca parou de cantar. As pausas ocorrem por conta dos seus projetos sociais para deficientes visuais.  E ela também não gosta de ser convidada só porque é cega.
                                        Kátia continua fazendo de seis a oito shows por mês, especialmente nas capitais do Norte, Nordeste e Sudoeste do Brasil. No seu dia-a-dia, está quase sempre junto dos seus "Anjos da Guarda", Lurdinha e Robson (foto acima), com os quais ela sustenta uma grande relação de amizade e confiança.


                            KÁTIA GARCIA DE OLIVEIRA nasceu no Rio de Janeiro e tem 53 anos. Está com 37 anos de carreira. Ela seguramente figura na lista de meus intérpretes favoritos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário