Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

segunda-feira, 4 de maio de 2015


   A cada doze segundos,
um novo caso de dengue




         Fiquei apavorado quando ouvi o Jornal Hoje da Globo, no começo da tarde, dizendo que "a cada 12 segundos temos registro de um novo caso de Dengue no Brasil. Já foram 746 mil casos até aqui em 2015.  Diminuiu um pouco em relação a 2012, mas aumentou muito (234,2%) se comparado ao ano passado (2014). É motivo de enorme preocupação, segundo Ministério da Saúde.
       Em São Paulo, onde ocorreram mais de 400 mil casos de janeiro a abril, o trabalho de combate ao mosquito (foto) aumenta a cada dia.  Já morreram 169 paulistas em 2015. No Brasil todo foram 229 mortes por dengue. Aqui no Paraná, morreram 8.
       Na lista de casos de dengue por estado, nestes quatro primeiros meses do ano, São Paulo é o primeiro, com 401.564 casos. Goiás é o segundo, com 63.203. Minas tem 60.838 e o nosso Paraná é o quarto, com 40.203 casos comprovados.
        Para a Organização Mundial da Saúde, o Brasil já convive com  uma epidemia de dengue, pois em cada grupo de 100 mil habitantes, 367,8 já foram contaminados. A  classificação mínima de epidemia para a OMS é de 300  por 100 mil habitantes.

Um comentário:

  1. Isso é uma vergonha, no seculo XXI, estamos sendo derrotados por uma mosquita(isso mesmo)mosquito femea, a que pica. Será que nossos pesquisadores também estão em greve? Se tem vacina para febre amarela será tão dificil assim inventar essa vacina contra a Dengue? Outra coisa, nosso povo é porco, não cuida do basico, não precisa ser rico para ser limpo.Deixem de assistir novelas ou Faustão e vamos limpar seus quintais enquanto um alemão não resolve estudar esse virus.

    ResponderExcluir