Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sábado, 18 de abril de 2015


            Os críticos são praticamente unânimes em apontá-la como uma das mais afinadas vozes da história da música brasileira. O som perfeito sai da sua garganta. Não foi a toa que o saudoso maestro Oscar Castro Neves confiou a ela a sua melhor canção "ONDE ESTÁ VOCÊ", que abre esta postagem

                                  A L A Í D E      C O S T A    



                     



                                                       Na primeira vez que eu ouvi Alaíde cantando, meu corpo tremeu da cabeça aos pés. Foi em 1964, poucos meses antes de eu vir morar em Londrina. Eu tinha 23 anos e ela tinha então 29.  No clima barulhento de um festival, percebi que ela não errava uma nota sequer. E foi a partir deste momento que passei a me interessar por tudo o que ela cantava. Nunca mais perdi ela de vista.

                     
                                        
                                 Alaíde Costa Silveira Mondin Gomide é uma carioca que começou a aparecer para a música num programa chamado A raia miúda, produzido e apresentado por Renato Murce na famosa Rádio Nacional.  Cantava também na Tupi e, em 1950, participou do programa "Calouros em desfile", de Ary Barroso, ganhando a nota máxima.

         
                                                  Ela iniciou sua carreira profissional em 1955, como crooner do dansing Avenida, famoso no Rio de Janeiro. E em 57 gravou um 78 rotações com a canção "Tarde demais", de Hélio Costa e Lenita Andrade. E outras músicas  foram em seguidas por ela gravadas.
                                                Quem levou Alaíde para a Bossa Nova foi João Gilberto, depois de vê-la cantar pela noite. Ela  já chegou na Bossa Nova gravando muito. Todo mundo queria  lhe confiar composições, percebendo o seu grande talento.

                                                  E Alaíde falava do mesmo jeito que cantava, com incrível suavidade. Certamente por esta razão, foi lançado em 1960 o LP "Alaíde canta suavemente", que teve grande aceitação. Neste disco, aparece inclusive uma das minhas canções favoritas "Fim de Noite", de Chico Feitosa e Ronaldo Bôscoli :   "Num fim de noite / Nossas mãos se separaram /  Nossos rumos se trocaram /  Nunca mais eu vi você..."

                                                  Mas a música que realmente marcou a carreira de Alaíde Costa foi mesmo "ONDE ESTÁ VOCÊ", que o maestro Oscar  Castro Neves (falecido em 2012), que vemos na foto abaixo, fez em parceria com Luvercy Fiorini.  Era impressionante como o barulho infernal dos festivais de Bossa Nova fazia silêncio, para ouvir Alaíde cantar este verdadeiro poema.  E ouça no vídeo, ao final da canção, Alaíde falar um pouquinho do seu começo de vida. É lindo.

      ALAÍDE COSTA TEM HOJE 79 ANOS        

Nenhum comentário:

Postar um comentário