Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 8 de abril de 2015

       OS BICHOS VOLTAM A TER VEZ

                                Como continuo apaixonado pelos animais, estou reabrindo hoje um espaço pra escrever e conversar com os amigos sobre os bichinhos.  Em 2012, cheguei a manter no blog um  quadro intitulado "Que bicho é esse ?" Os seguidores participavam bastante. Me recordo que o amigo Isnard Cordeiro interagia seguidamente. Mas depois, nem sei bem porque, parei de postar.
                          Agora, retorno, com postagens periódicas tentando mostrar o que eu já sei,  e ao mesmo tempo aprender o que ainda não descobri, sobre estas criaturas que dividem a terra com a gente.  É claro que existem animais perigosos, selvagens. Mas a princípio, todo o bicho é meu amigo, até prova ao contrário. Vou tentar manter esta amizade. Por isto, estou chamando o espaço de "Bicho Amigo".
                           E começo esta nova fase apresentando o meu "amigo" BONGO, que vive lá nas densas florestas da África equatorial. Para muita gente, o Bongo é o mais belo dos antílopes.
 
Os bongos têm características muito especiais, a começar por um impressionante casaco marrom-avermelhado com detalhes  em preto e branco. Seus chifres são levemente espiralados. E o mais curioso: é o único da espécime em que as fêmeas também tem chifres. 
Eles não são muito sociáveis. Preferem morar em florestas mais densas.  Costumam viver em média cerca de 19 anos.
O nome científico (TRAGELAPHUS EURYCERUS) já mostra que eles são uma espécie de bode (TRAGO) com veado (ELAPHOS).
As fêmeas pesam em média de 150 a 235 quilos. Já os machos vão de 330 a 518 kg. São portanto animais grandes. Como um bom cavalo puro sangue, por exemplo.
E atenção para os países nos quais você pode ficar frente a frente com um bongo :  Quênia, Camarões, República Centro-Africano, Congo, Costa do Marfim, Guiné Equatorial, Gabão, Gana, Libéria, Serra Leoa e Sudão do Sul
 
 
NÃO DÁ VONTADE PEGAR UM BEZERRO DESTES E LEVAR PRA CASA ? 
 
                          

Nenhum comentário:

Postar um comentário