Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2015


 
t  a  r  t  a  r  u  g  a
  

                                                  Chegou a vez da TARTARUGA, a 36ª participante deste desfile da série "BICHO AMIGO". Com sua cara de animal pré-histórico, uma TARTARUGA-COMUM pode viver por mais de 50 anos. E também é conhecida por vários outros nomes, como tartaruga-amarela, tartaruga-cabeçuda, tartaruga meio-pente ou tartaruga-mestiça.


                                                     Ela é comum nos oceanos de todo o mundo, mas se encontra ameaçada de extinção, principalmente porque seu ovos são alvos de inúmeros predadores. E durante sua migração dos ninhos para o mar, os filhotes são apanhados por todo o tipo de perseguidores, desde caranguejos, gaivotas e cobras até ratos, gambás e outros.   Apesar do casco, estrutura surgida há mais de 200 milhões de anos, justamente como forma protetora contra predadores.
                                     
 
Existem tartarugas de todos os tamanhos. As maiores são do tipo "tartaruga-cabeçuda", que podem chegar a 2 metros de comprimento e pesar até 200 quilos. Elas raramente vem a terra, passando o tempo todo em mar aberto ou em águas costeiras rasas
 
                         
            Quase todas as tartarugas são da mesma família, "Cheloniidae".  Elas surgiram há mais de 40 milhões de anos atrás.  A coluna vertebral e as costelas delas são fundidas a carapaça, o que significa que as tartarugas não podem sair do seu casco. 
          
 
As tartarugas terrestres são conhecidas como jabutis. Elas tem o casco mais abaulado e as pernas mais grossas, melhor adaptadas à terra em que pisam.  Vivem em bordas de matas e cerrados. São caçadas com frequência, para consumo de sua carne e para venda como animal de estimação, atividades proibidas por lei.
 
 
Comem folhas, flores e frutas, bem como invertebrados ou animais mortos. As fêmeas colocam de 1 a 9 ovos de cada vez, em um ninho escavado na terra. O filhote nasce após 5 a 10 meses, com cerca de cinco centímetros de comprimento.
 
 
No Brasil, são encontrados mais facilmente nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.  
             
 
 
 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário