Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Morre Franchello. A cidade se comove !



                                                                                             foto de Mário Takahashi
 
            A segunda-feira termina com uma notícia profundamente triste. Morreu Carlos Antônio Franchello, o presidente mais conhecido da história do Londrina Esporte Clube. Ex-vice-prefeito de Londrina. Uma história enorme de conquistas. Símbolo do futebol londrinense. Considerado "eterno presidente" do Caçula Gigante, que hoje virou Tubarão !
 
            Carlos Antônio Franchello morreu aos 89 anos. Uma figura inesquecível. Seu corpo será velado na Câmara Municipal de Londrina, com sepultamento previsto para às 17 hora no Cemitério São Pedro. Londrina inteira está comovida !

4 comentários:

  1. Vi o Franchello pela primeira vez nos anos 60, conversando com o meu falecido pai, que era comerciante em Londrina.
    O Franchello era uma pessoa a frente das demais, tanto é que já tinha o socio torcedor, claro de outra maneira, naqueles anos, ja que pedia ajuda dos comerciantes ao LEC, em troca dava diploma de torcedor para pendurar na parede, as crianças dos "colaboradores" podiam entrar em campo com os jogadores etc.pelo menos o que dizia o meu pai.
    Muitas estorias são atribuidas a ele, a caneta que a tinta sumia com o tempo, a bolinha gelada nos sorteios, o Zamboni virou fazendeiro, o onibus que trocou por meio time da Prudentina, a venda de jogadores ao Corinthians, por preços altos para època, etc, tudo em pró do LEC.
    Mas nos anos 77 e 78, quando o LEC ficou entre os quatro melhores do Brasileiro, Franchello virou personagem nacional, dando entrevistas e cutucando os rivais, dizia no microfone da globo que para ganhar do LEC só a seleção canarinho.
    Gostava de mexer com o Gremio de Maringá, acirrando a rivalidade.
    Nestes anos o LEC ficou conhecido em todo o Brasil, eu que viajava muito ao Norte e Nordeste, quando chegava em uma cidade e falava que era de Londrina, ja perguntavam sobre o LEC.
    Agora, eu pergunto aos que comandaram a cidade, tem nome de rua, avenida de Franchello? tem seu nome em alguma praça esportiva?Acho que não, enquanto A.Senna, que nunca veio a Londrina, tem avenida, autodromo, estacionamento, etc.Injusto.
    avanti.

    ResponderExcluir
  2. Em tempo, cada um poderia contar aqui uma historia ou estoria do Franchello relacionada o Londrina, principalmente o Nassif que conhece o LEC muito tempo.
    avanti

    ResponderExcluir
  3. Também acho injusto. Mas certamente agora vão se lembrar de homenagear o "velho papi". No caso do audódromo, o pior é que "encostaram" um londrinense que mais merecia a homenagem, para botar o nome de Ayrton Senna.

    ResponderExcluir

  4. Quando tomba um GIGANTE , até as palavras nos faltam !!!! Só lagrimas nos acompanham....

    ResponderExcluir