Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

CANÇÕES QUE FICAM PARA SEMPRE

"LOVE IS A MANY-SPLENDORED THING"

de: Sammy Fain e Paul Francis Webster 
                                                     
                                                                  com: Frank Sinatra

               


 
Quando o estimado amigo Hamilton Nassif (foto) gosta de uma música é porque ela é boa mesmo. Não é a toa que ele está aparecendo hoje pela terceira vez na série "Canções que ficam pra Sempre". E com mais uma canção daquelas que arrepiam a gente.
 
"LOVE IS A MANY-SPLENDORED THING" ("O Amor é uma coisa esplendorosa") foi escrita em 1955,  por SAMMY FAIN  e  PAUL FRANCIS WEBSTER, para ser a música de fundo do filme do mesmo nome. Foi uma das primeiras canções escritas para o cinema a se tornar número um das paradas de sucesso no mesmo ano.
 
Samuel E. Feinberg(foto a esquerda),  conhecido por Sammy Fain, nasceu em Nova York (em 1902) e morreu em Los Angeles aos 87 anos. Compôs músicas para mais de 30 filmes e ganhou dois Oscars de Melhor Canção, um deles justamente com "Love is a many-splendored thing".
 
Paul Francis Webster (foto a direita), que escreveu a letra da canção, também era de Nova York (1907), tendo morrido em Beverly Hills, na Califórnia, em 1984. Ganhou três Oscars e fez outras  canções maravilhosas, como "April Love", sucesso mundial com Pat Boone.
 



            Inúmeros intérpretes gravaram nossa canção de hoje, entre os quais The Four Ace, Jerry Vale e Nat King Cole. Versões em língua italiana também se destacaram com Nancy Cuomo, Neil Sedaka e Connie Francis. E Connie ainda gravou a música com sua letra original (inglês) e numa versão em alemão: "Sag, weibt du denn, foi Liebe ist".
                         Mas optei para o vídeo de abertura pela linda gravação do "eterno" Frank Sinatra

                 "O amor é a maneira da natureza de dar /  Uma razão para viver / A coroa de ouro que faz do homem um rei..."
                
                        ...Uma vez em uma colina alta e ventosa / Na névoa da manhã, dois amantes de beijaram /  E o mundo parou"
 

 
O filme "Love Is A Many-Splendored Thing", ou "O Amor É Uma Coisa Esplendorosa"   fez grande sucesso no mundo inteiro. Ganhou três Oscars em 1956: Melhor Figurino, Melhor Trilha Músical e Melhor Canção.
A história, passada em Hong Kong, na época da Guerra Civil da China, no final de 1940, conta a história de um repórter americano (interpretado por William Holden) que se apaixona por uma médica originária da China (vivida por Jennifer Jones). O filme foi escrito por John Patrick e dirigido por Henry King.
 
Com 102 minutos, "Love Is A Many-Splendored Thing" custou um milhão, setecentos e oitenta mil dólares. No lançamento oficial, "faturou" US$  4 milhões só nos Estados Unidos.
 
 
 
                                  
 
 
 
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário