Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

         "Sem lenço e sem documento", um dia esse 'cara' chegou  e tomou conta de um bom pedaço da nossa música brasileira. Ele é o penúltimo a desfilar neste espaço, que será encerrado amanhã, com outro grande artista.  Mas hoje, nossa homenagem é toda pra ele

                C  A  E  T  A  N  O        V  E  L  O  S  O 


                       

                   CAETANO VELOSO tem um monte de sucessos no seu repertório. Mas eu fiz questão de escolher um vídeo mais atualizado. E nos mostrando como é que se canta samba na Bahia.  Mesmo porque, "DESDE QUE SAMBA É SAMBA" é uma delicia de canção, escrita pelo próprio Caetano e lançada no álbum "Tropicália 2".

                     "O Samba é o pai do prazer / 
              o samba é o filho da dor ..."

       Caetano Emanuel Viana Teles Veloso tem hoje 73 anos. Ele nasceu em Santo Amaro, na Bahia e é um cantor, compositor e instrumentista integrado na MPB, Tropicalismo, Rock Psicodélico, Folk  Rock e Bossa Nova.  Uma carreira profissional iniciada em 1965 e que ainda não tem dia marcado pra acabar.  Tomara que nunca acabe.










Caetano aprendeu a tocar violão quando ainda era bem criança. Mas antes de ingressar na carreira foi crítico de cinema no Diário de Notícias, de 1960 a 62.
O trabalho profissional na música foi iniciada em 1965, com o compacto Cavaleiro/Samba em Paz. E já nesta época acompanhava a irmã mais nova Maria Bethânia em suas apresentações do espetáculo Opinião.
Nesta década de 60, ele  conheceu Gilberto Gil, Gal Costa e Tom Zé e participou dos festivais de música popular da Rede Record.

Em 1967 finalmente veio o LP "Domingo", com Gal Costa. E no ano seguinte liderou o movimento chamadoTropicalismo, que renovou o cenário musical do País, através do disco Tropicália ou Panis et Circencis.
Mas em 69, Caetano foi preso  pelo regime militar e partiu para o exílio político em Londres.

Depois do retorno ao Brasil, veio a união com Gal, Gil e Maria Bethânia para a formação dos "Doces Bárbaros", influenciados pela temática hippie dos anos 70.



O fato é que Caetano Veloso colecionou sucessos ao longo de toda a sua carreira.
"Beleza Pura", "Você é linda",  "Menino do Rio",  "Na Linha do Equador",  "Baby",  "Você não entende nada",  "Sou você",  "Queixa",  "Força Estranha",  "London, London",  "Gatas Extraordinárias",  "Naquela Estação",  "Sampa",  "O Leãozinho",  "Alegria, Alegria",  "Tá Combinado",  "Panis et Circenses",  "Menino Deus",  "Não enche" e "De noite na cama" são algumas das músicas de Caetano mais tocadas no Brasil.


O mundo inteiro conhece Caetano Veloso. Alguns shows na casa de espetáculos Town Hall chamaram a atenção do mercado internacional. 
E o documentário "Coração Vagabundo", gravado durante apresentações nos Estados Unidos e no Japão, aumentou a fama do artista baiano.


  

 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário