A moça dos olhos fundos, brasileira, baiana, filha da poesia, querida do poetinha Vinicius de Moraes, romântica, abusada, grande cantora. E esposa de Antônio Carlos
M A R I A C R E U Z A
A baiana MARIA CREUZA fez um grande sucesso como cantora no Brasil, especialmente nas décadas de 60 e 70. Com voz bonita e afinada, ele destacou-se como uma das melhores do País na época. Ouçam no vídeo acima ela cantando "MAS QUE DOIDICE", escrita por seu marido Antônio Carlos, da dupla Antônio Carlos & Jocafi.
Maria Creuza Silva Lima nasceu na cidade baiana de Esplanada, mas mudou-se com apenas dois anos para Salvador. Ainda adolescente, já se destacava como crooner do grupo Les Girls, o que lhe valeu convites para apresentações nas emissoras de rádio. Durante quatro anos comandou o programa "Encontro com Maria Creuza", na TV Itapoã/Salvador. E gravava músicas em inglês para uma gravadora local.
Em 1965, com apenas 21 anos, Maria Creuza conheceu Antônio Carlos Pinto, da dupla "Antonio Carlos & Jocafi", com quem se casou e teve três filhos. Os dois fizeram muito sucesso juntos, especialmente depois que migraram para o Rio de Janeiro. O primeiro êxito foi "Você Abusou", canção composta pela dupla AC&J, que o Brasil inteiro cantou.
Algumas canções marcaram a carreira de Maria Creuza, como "Festa do terreiro de Alaketu", de seu
marido Antônio Carlos; "Mas que Doidice", que ouvimos no vídeo; "Eu disse Adeus", de Roberto Carlos; "Pois é" (Chico Buarque e Tom Jobim) e "Eu sei que vou te amar", de Tom e Vinicius.
Dezenas de canções foram gravadas por Maria Creuza. As minhas preferidas são: Mirante, Catende, Mas que nada, Dindi, Chega de Saudade, Por causa de você, Estrada do Sol, Das Rosas, Saudade da Bahia, Marina, O Cantador, Maria vai com as outras, Eu sei que vou te amar, Se todos fossem iguais a você, Que Maravilha, Apelo, Pra falar a verdade, Vingança, Dom de iludir e pelo menos mais cinquenta canções de sucesso.
Ela sempre gravou e regravou o que era bom, não importando se a música já tivesse feito sucesso com outro intérprete. Por tudo isso, o repertório de Maria Creuza é um dos melhores que eu conheço.

Hoje com 71 anos, Maria Creuza ainda tem realizado regularmente seus concertos no Vinicius Bar, no Rio de Janeiro. E pelo menos uma vez por ano tem realizado apresentações na Europa.
Uma das melhores interpretes da música popular brasileira, põe o coração em sua linda voz .Mas que Doidice ,é uma das mais belas letras !!!! Bom gosto, é com você Flavio Campos!
ResponderExcluir