Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sábado, 10 de outubro de 2015

   A moça dos olhos fundos, brasileira, baiana, filha da poesia, querida do poetinha Vinicius de Moraes, romântica, abusada, grande cantora. E esposa de Antônio Carlos

                                          M A R I A     C R E U Z A


                        

                                 A baiana MARIA CREUZA fez um grande sucesso como cantora no Brasil, especialmente nas décadas de 60 e 70. Com voz bonita e afinada, ele destacou-se como uma das melhores do País na época.  Ouçam no vídeo acima ela cantando "MAS QUE DOIDICE", escrita por seu marido Antônio Carlos, da dupla Antônio Carlos & Jocafi.

 
Maria Creuza Silva Lima nasceu na cidade baiana de Esplanada, mas mudou-se com apenas dois anos para Salvador. Ainda adolescente,  já se destacava como crooner do grupo Les Girls, o que lhe valeu convites para apresentações nas emissoras de rádio.  Durante quatro anos comandou o programa "Encontro com Maria Creuza", na TV Itapoã/Salvador. E gravava músicas em inglês para uma gravadora local.
 
      Em 1965, com apenas 21 anos, Maria Creuza conheceu Antônio Carlos Pinto, da dupla "Antonio Carlos & Jocafi", com quem se casou e teve três filhos.  Os dois fizeram muito sucesso juntos, especialmente depois que migraram para o Rio de Janeiro. O primeiro êxito foi "Você Abusou", canção composta pela dupla AC&J, que o Brasil inteiro cantou.
 
Algumas canções marcaram a carreira de Maria Creuza, como "Festa do terreiro de Alaketu", de seu
marido Antônio Carlos; "Mas que Doidice", que ouvimos no vídeo; "Eu disse Adeus", de Roberto Carlos; "Pois é" (Chico Buarque e Tom Jobim) e "Eu sei que vou te amar", de Tom e Vinicius.
 
Dezenas de canções  foram gravadas por Maria Creuza. As minhas preferidas são:  Mirante, Catende,  Mas que nada,  Dindi,  Chega de Saudade,  Por causa de você, Estrada do Sol, Das Rosas, Saudade da Bahia, Marina, O Cantador, Maria vai com as outras, Eu sei que vou te amar, Se todos fossem iguais a você, Que Maravilha, Apelo, Pra falar a verdade, Vingança, Dom de iludir e pelo menos mais cinquenta canções de sucesso.
 
   Ela sempre gravou e regravou o que era bom, não importando se a música já tivesse feito sucesso com outro intérprete. Por tudo isso, o repertório de Maria Creuza é um dos melhores que eu conheço.
  

Hoje com 71 anos,   Maria Creuza  ainda tem realizado regularmente seus concertos no Vinicius Bar, no Rio de Janeiro. E pelo menos uma vez por ano tem realizado apresentações na Europa. 
 
      
                     
 


Um comentário:

  1. Uma das melhores interpretes da música popular brasileira, põe o coração em sua linda voz .Mas que Doidice ,é uma das mais belas letras !!!! Bom gosto, é com você Flavio Campos!

    ResponderExcluir