Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

terça-feira, 22 de setembro de 2015

  Você teria coragem de passar
 por um transplante de cabeça ?


                                                             


                Este russo que aparece na foto será o primeiro homem a ter sua cabeça transplantada para um novo corpo. Valery Spiridonov tem 30 anos e sofre de uma atrofia espinhal, que o impede de movimentar todos os membros, salvo as mãos e a cabeça.

              A cirurgia será realizada na Universidade Médica de Harbin, na China, no final de 2017. O neurocirurgião italiano Sergio Canavero vai realizar o transplante, colocando a cabeça de Valery num corpo saudável, doado por um indivíduo que teve morte cerebral.

                Mas o dr. Canavero está sendo criticado ela maioria dos cientistas, que não acreditam no sucesso da cirurgia. A experiência mais parecida de que se tem notícia ocorreu em 1970, quando um cirurgião norte-americano conseguiu unir  a cabeça de um chimpanzé ao corpo de outro, mas não conseguiu conectar o cérebro com a espinha dorsal. O animal morreu após nove dias.

               Esta cirurgia a que se submeterá o  programador e artista gráfico Valery Spiridonov  custará cerca de US$ 10 milhões, terá a duração de 36 horas e contará com 150 médicos na equipe de apoio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário