Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

terça-feira, 22 de setembro de 2015

     Eu gostava dele como sambista e pagodeiro. Mas esta admiração aumentou quando ouvi ele cantando este clássico do soul brasileiro, que aparece no vídeo abaixo.  É mesmo um artista especial

                                     J O R G E      A R A G Ã O


                         

                             "NA RUA, NA CHUVA, NA FAZENDA" é uma preciosidade escrita por Hydon, compositor, guitarrista cantor brasileiro do gênero "Soul".  E interpretada por JORGE ARAGÃO, ela fica ainda mais bonita. Confiram no vídeo.

                              Na verdade, Jorge Aragão da Cruz é um cantor carioca de samba, partido-alto, pagode e MPB. Mas ele canta tudo, com seu cavaquinho ou seu banjo. E compõe extremamente bem. Um artista surgido em 1978 e até hoje considerado destaque no seu gênero.


                          O começo de carreira, no final da década de 70, foi em bailes e casas noturnas. Mas, como compositor já havia chamado a atenção em 76, quando Elza Soares gravou sua canção "Malandro".


                         Jorge Aragão ficou mais conhecido como integrante do grupo Fundo de Quintal e um dos principais compositores e letristas do conjunto.  Mas pouco depois partiu para carreira solo.
 
                          O primeiro album solo levou o seu nome "Jorge Aragão" e foi lançado pela Ariola, em 1981.
                           Profundo conhecedor de carnaval, tornou-se famoso também como comentarista dos desfiles de escolas de samba, nas TVs Globo, Manchete e mais tarde no projeto Carnaval do Povão pela CNT.

             Com doze discos lançados, Jorge Aragão excursionou pelos Estados Unidos e rodou o Brasil praticamente inteiro. Aos 66 anos de idade e quase 40 de carreira , ele continua firme no mercado, sempre lançando coisas novas.


 
                      Quase todos os grandes intérpretes de samba (Beth Carvalho, Alcione, Zeca Pagodinho, Emílio Santiago, Leci Brandão, Martinho da Vila e outros ) têm canções de Jorge Aragão em seus repertórios.
                      Entre estas canções figuram algumas muito conhecidas, como "Coisinha do Pai", que ele compôs com Almir Guineto e Luiz Carlos, e que foi consagrada na interpretação de Beth Carvalho.

 
                   Outros sambas conhecidos de Jorge Aragão são "Vou festejar",  "Alvará",  "Terceira Pessoa", "Amigos...Amantes",  "Do Fundo do Nosso Quintal" e "Enredo do Meu Samba" entre outros.
 


                           

Nenhum comentário:

Postar um comentário