Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

               Depois de Renato e seus Blue Caps, Los Panchos,  Quinteto Violado, Banda Malta, Os Fagundes, Sorriso Maroto, Zimbo Trio, Los Hermanos, The Fevers e vários outros conjuntos musicais conhecidos, mais uma banda de alto nível passa por esta Espaço. Chegou a vez deles

                        T  H  E        J  O  R  D  A  N  S 
                  
                   

                                                   O nível do conjunto instrumental THE JORDANS pode ser avaliado pelo vídeo acima, no qual eles interpretam um dos seus grandes sucessos: "BLUE STAR", a linda canção de Victor Young e E.Heyman, conhecida mundialmente. Confira.

 
           Os conjuntos do gênero proliferavam no Brasil, quando em 1956, no bairro da Mooca, em São Paulo, um grupo de jovens paulistas fez surgir THE JORDANS, uma banda de rock instrumental, com nome inspirado na banda "The Jordanaires", que na época acompanhava o grande astro Elvis Presley. O negócio deles era fazer as pessoas dançarem o rock and roll.

 
Grandes músicos passaram por The Jordans  em sua primeira etapa. Entre eles o baterista Manito e o saxofonista Mingo, que depois se tornariam famosos, criando o "The Clevers" e posteriormente o sempre badalado "Os Incríveis". Entre 1958 e 1964  surgiam bandas todo o dia, com o surgimento de músicos que se eternizaram, tanto no rock como na bossa nova.

 
Os mais famosos integrantes do grupo The Jordans foram: Aladim (guitarra solo), Sinval (guitarra ritmo), Tony (baixo), Irupê (saxofone e trompete), Neno (trompete), Valtinho (trombone), e Foguinho (bateria).
A diferença para os outros conjuntos, é que The Jordans usava instrumentos pouco convencionais ao gênero, como o bandolim e o vibrafone.
Em 1959, eles se apresentaram no programa dos irmãos Celly e Tony Campello, na Record de São Paulo. Em 61, foram ouvidos por Nazareno de Brito, que os levou para o selo Copacabana, pelo qual lançaram dois discos. E já em 62 eram apontados pelo programa "Rítmos para a  Juventude" como o conjunto revelação do ano.
 
 
E a partir de então, começaram a fazer sucesso, com canções como  Bulldog,  O vôo da Abelha,  Boudha,  Suzane,  Blue Star (a canção do vídeo), Shane, Come on train e muitas outras. O bom gosto na escolha do repertório ajudou muito.
Em 1968, com a saída do guitarrista Aladim, o grupo acabou se dissolvendo. Mas voltou na década de 90.  E até hoje ainda faz apresentações  esporádicas.
 
 
Segundo revistas especializadas da Inglaterra e da França, THE JORDANS é um dos poucos conjuntos remanescentes do rock instrumental da década de 60 na América Latina. 
 
E em 1999 foi lançado pela Zan Discos o CD "Grandes sucessos The Jordans", trazendo canções como "Quero que vá tudo pro inferno", Escândalo em família",  Festa de Arromba e All my loving.






Um comentário:

  1. Blue Star, Dolar Furado, musicas que faziam as noites mais romanticas nos bailes no Gremio, Canada, Acel,Acrol e outras casas de danças além das brincadeiras dançantes nas garagens e residencias desocupadas em Londrina.
    Tudo era alegria, hoje vejo com tristeza que muitos desses astros da musica morreram ou estão doentes, mas infelizmente é assim mesmo, nessa vida dificil de entender porque temos que passar por tantos sofrimentos.

    ResponderExcluir