Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

 
 

        







                                       K I W I

  O 19º animal apresentado nesta quadro BICHO AMIGO é certamente um desconhecido de 90 % dos amigos do BLOG DO FLAVIO CAMPOS


            Também pudera, o KIWI é um "Bicho Amigo" lá da Nova Zelândia, onde aparece como o verdadeiro símbolo nacional do simpático país da Oceania. Nunca vi um Kiwi de pertinho,  mas já gosto dele.

             Ele não chama a atenção por sua beleza, mas por sua aparência semelhante a um porco-espinho. Seu nome origina-se do grito agudo que o macho emite à noite: "kiwiiiiiii".



             E' uma ave muito tímida e esquiva.  Passa o dia escondida num buraco no chão, ou abrigadoanas raízes das árvores, e inicia suas atividades normais ao anoitecer. Como sua visão é fraca, orienta-se sobretudo pelo olfato e pela audição.



                                             
           A fruta Kiwi é originária do sul da China, enquanto o nosso "bicho amigo"  Kiwi é uma exclusividade das florestas da Nova Zelândia, numa área bastante restrita.
            Os kiwis são aves não voadoras, do tamanho aproximado de uma galinha doméstica. Pertencem a família dos "ratites"(avestruzes, emas e outros animais), porém são de longe os menores da família.

              Uma das características do Kiwi é o bico, longo, ligeiramente recurvado para baixo e com as narinas na extremidade. Na maioria das aves, as narinas localizam´se na base do bico, mas nos kiwis elas ficam lá embaixo.



             
 
 
 
 
 
 
Entretanto, o que espanta é o tamanho dos seus ovos. Proporcionalmente ao seu tamanho, são os maiores ovos de todas as espécies de aves do mundo.   Na comparação feita às sequências de DNA, os cientistas chegaram a conclusão de que os kiwis são muito próximos ao extinto pássaro-elefante de Madagascar.









              O Kiwi se alimenta de mihocas, aranhas, gafanhotos e outros insetos e sua larvas. Mas em certa parte do ano, também comem pequenos frutos.
             Apesar de estar ameaçado de extinção, o KIWI é o grande símbolo da Nova Zelândia. E sua figura aparece até nas moedas e selos do país.
 
 
             

Nenhum comentário:

Postar um comentário