Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

segunda-feira, 8 de junho de 2015

FUTEBOL DE MALUCOS


          Mas afinal, o que é que está acontecendo com o futebol paranaense ?   O Coritiba, vice-campeão estadual, está na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. E a continuar assim vai cair, pois jogou seis partidas e perdeu cinco.  E o Atlético Paranaense, que teve que brigar para não ser rebaixado no Paranaense, é o líder absoluto do Brasileirão, fazendo exatamente o contrário dos coxas: jogou seis vezes e ganhou cinco.

            A queda do Coritiba é mais fácil de explicar. Na verdade, o time chegou a final do Estadual mas já não vinha mostrando um bom futebol, tanto assim que perdeu o título dentro de casa para o Operário, que nunca havia sido campeão.  E já na ocasião escrevi mais de uma vez que o Coxa não tinha treinador, porque esse Marquinhos Santos é uma "mentira".  O grupo é fraco, mas qualquer um que assumir o comando técnico vai fazer mais do que Marquinhos está fazendo. A situação do Coritiba é semelhante a do Palmeiras: time ruim nas mãos de um técnico ainda pior.



          Muito mais difícil é explicar a ascensão do Atlético, que só contratou um jogador de nível acima da média, o Walter,  e que trouxe Milton Mendes, um técnico sem histórico de grandes vitórias. E que já tinha fracassado no Paraná Clube. Sorte ? Sim, um pouco. Neste sábado mesmo, fez um gol de pênalti e levou pressão do Vasco, que botou duas bolas na trave atleticana, Aí, no último minuto da partida, Walter deixou Ytalo em condições de marcar o segundo e matar o jogo. Mas não é só sorte, não. Afinal, o Furacão já ganhou de três times "grandes": Inter, Atlético Mineiro e Vasco. Tem que ter alguma coisa boa.

          Estudo os fatos e volto àquela conclusão, de que 2015 está sendo mesmo um ano propenso a resultados surpreendentes. Até porque, além do Atlético Paranaense, outros times modestos estão brigando pela ponta da tabela. A Ponte Preta está em terceiro lugar e o Sport Recife em quarto. Se o Coritba já foi campeão brasileiro num ano assim, em 1985, por que é que o Atlético não poderá ser ?


Um comentário:

  1. O Coritiba mesmo sendo vice campeão paranaense, nunca me enganou,
    tem um time horroroso. Lucas Claro, Negueba, Keirrison e tantos outros
    é segunda divisão na certa.
    O duro é encontrar alguma coisa que me faça acreditar que este Atlético que
    disputou a pouco mais de um mês o torneiro da morte, seja o líder do campeonato,
    com apenas uma contratação, do gordo Walter.
    Acredito que a verdade seja logo, logo, restabelecida!!!

    TATO - 08/06/2015

    ResponderExcluir