Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 10 de junho de 2015

                                                                     F R A D I N H O
                                  o u                     
           P A P A G A I O     DO     M A R
       Esganado, com o bico cheio de peixinhos, aí está o FRADINHO, que também é conhecido como PAPAGAIO DO MAR. Ele é o décimo animal que destacamos nesta série.  Bonitinho, não é mesmo ?
Balançando sobre os pés cor de laranja e exibindo uma plumagem preta e branca, ele lembra um jovem frade. Esta aparência deve ter levado os cientistas a chamá-lo de Fratercula, palavra latina que significa "fradinho".
 
O que mais chama a atenção no fradinho é o bico, grande e com faixas coloridas. É por isso que ele é também conhecido como Papagaio do Mar. E é no bico que armazena os peixes que vai pescando. 
O fradinho não é um animal grande. Mede cerca de 30 centímetros. É mais ou menos da altura de uma garrafa grande  de água. Ele alimenta-se basicamente de crustáceos , moluscos e peixes pequenos.  Para pescar, ele se atira de cabeça do alto dos rochedos. Depois de atingida a velocidade certa, mergulha assim que vê um cardume de peixes. Em cada mergulho, é capaz de capturar de seis a oito peixinhos ao mesmo tempo.
Os fradinhos são aves típicas de aguas setentrionais do Pacífico e do Atlântico. No lado sul do mundo não há fradinhos.
    Os fradinhos criam em grandes colônias, nas ribanceiras de ilhas onde haja vegetação rasteira. Os ninhos são tocas que eles escavam com o bico e os pés. A fêmea escolhe para o acasalamento o macho que tiver o bico mais bonito. Mas após a estação de acasalamento, as placas ósseas de cores vivas que os fradinhos tem no bico caem.

É no fundo da toca que nasce o único filho do casal. Completamente diferente dos pais, os filhotes são totalmente cinzentos, inclusive as patas e o bico.

Como não gostam da terra, assim que podem os fradinhos abandonam os filhotes e voltam para o mar. Ao fim  de uma semana, a fome é tanta que os filhotes saem da toca, aprendem a nadar, voar e pescar para sobreviver.

  Seu nome científico é Fratercula arctica

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário