Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sexta-feira, 19 de junho de 2015

    Cantor romântico nascido no Estado da Bahia, ele foi o primeiro intérprete brasileiro a ganhar o disco de ouro, vendendo 2 milhões de cópias de "ALGUÉM ME DISSE", canção de Jair Amorim e  Evaldo Gouveia, que aparece no vídeo abaixo. E que sucesso fez
 
                                  A N Í S I O      S I L V A
               

              
        
          Na minha juventude, certamente foi raro o dia em que eu  liguei o rádio e não ouvi ANÍSIO SILVA. Mesmo que não quisesse.  Era música dele tocando a toda a hora, de manhã à noite. Seu prestígio era tão grande que ele foi levado por seu amigo presidente Juscelino Kubitschek, para a inauguração de Brasília. E foi uma loucura a sua apresentação na NovaCap.

           Anísio Silva era baiano de Caculé. Nasceu numa fazenda localizada num distrito da cidade, que hoje tem uma população aproximada de 30 mil pessoas. Foi no dia 29 de julho de 1920. Mas ainda criança, veio morar com a família no interior paulista. E pouco depois, nova mudança, desta vez para o Rio de Janeiro, onde inicialmente trabalhou como balconista de farmácia.
        Embora sempre gostasse de música, Anísio só iniciou sua carreira quando tinha 32 anos, e já no estilo romântico. Seu primeiro disco simples, pela Gravadora Star,  tinha o samba-canção de Mary Monteiro e  Acúrcio Rosas "Um Passarinho Tristonho"no lado A. Do outro lado, uma valsa: "Quando eu me lembro", de Alencar Terra.
         Sucesso maior começou a chegar em 1957, quando Anísio Silva assinou contrato com a Odeon e gravou "Sonhando Contigo", que foi também o nome do seu primeiro LP.  E o segundo veio dois anos mais tarde, intitulado "Anísio canta para você", com destaque para a guarânia "Quero beijar-te as mãos", de Arsênio de Carvalho e Lourival Faissal. Linda esta guarânia.

   Mas a explosão aconteceu em 1960, com o lançamento do disco "Alguém me-disse", que vendeu mais de dois milhões de cópias e fez de Anisio o primeiro cantor brasileiro a ganhar um disco de ouro. Sem dúvida, o bolero de Jair Amorim e Evaldo Gouveia foi o maior sucesso da carreira do vitorioso cantor baiano. E ele seria regravado em 1988, por Gal Costa.

       Entretanto, o sucesso de Anísio não parou por aí. Eis alguns de seus maiores êxitos:  "O Romântico",  "Abraça-me",   "Ave-Maria dos Namorados",  "Só Penso em ti",    "Canção do amor que virá" e  "Estou chorando por ti", em 1964. E então, Anísio ficou afastado da vida artística por três anos.
      Quanto voltou, gravou mais dois trabalhos: "Retorno", em 1967, e "Lembrança de Você", em 68. Afastou-se novamente, já então para dirigir uma casa noturna de sua propriedade, no Rio de Janeiro. E daí em diante só cantou esporadicamente.  No total, vendeu mais de dez milhões de discos.
 
       Apelidado de "Rei do Bolero",  Anísio Silva ficou sete anos como número 1 do Brasil. E foi campeão de vendas também na Argentina, no Paraguai e em Portugal.  Gravou mais de 50 discos, entre LPs e Compactos.  Casou-se apenas uma vez e teve dois filhos.
        Anísio Silva morreu de infarto, em seu apartamento no Flamengo, no dia 18 de fevereiro de 1989, com 68 anos.  Mas até hoje suas músicas são relançadas em CD, pela EMI Music. E muito executadas, aqui e lá fora.



   

Nenhum comentário:

Postar um comentário