Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sexta-feira, 22 de maio de 2015

         O Espaço Musical do Blog vem hoje com uma cara diferente. A música não é feita só de cantores, sendo justo que a gente destaque também compositores e instrumentistas. E' assim que trazemos um dos melhores tecladistas do País.

                   A N T O N I O        A D O L F O


                     


                                            Quem viveu nos áureos tempos da bossa nova certamente ainda se recorda das várias músicas que surgiam, assinadas pela dupla ANTONIO ADOLFO e Tibério Gaspar. O cantor Wilson Simonal se consagrou cantando as canções deles, aquelas da chamada era da "Pilantragem". Tipo "Juliana" e "Sá Marina".
                                             E é justamente Juliana que eu escolhi para o vídeo desta postagem. São 6 minutos e 45 segundos de um som delicioso, que sai do piano de Antônio Adolfo e dos músicos do Instrumental SESC. Os improvisos são geniais.



                               Antônio Adolfo Maurity Sabóia é um carioca de Santa Teresa, 68 anos, pianista, tecladista, compositor e educador.  Filho de uma violinista da Orquestra do Teatro Municipal do Rio, ele começou a estudar música muito cedo. Basta dizer que, aos 16 anos, já era um pianista do fechado Clube da Bossa Nova.


                            Desde o início dos anos 60 Antônio Adolfo passou a frequentar os ambientes cariocas onde se tocava jazz e bossa nova.  Em 64, montou o Trio 3-D, para encenar o musical "Pobre Menina Rica", de Vinicius de Morais e Carlos Lyra.


                         Tornou-se rapidamente um compositor dos festivais de música popular. E foi assim que ele ganhou a Fase Nacional do V Festival Internacional da Canção, juntamente com Tibério Gaspar. Era deles a canção "BR-3", que foi defendida por Tony Tornado. O Maracanãzinho inteiro cantou a música junto com eles: "A gente corre / na BR-3 / E a gente morre / na BR-3..."

                           Em 1969, Antônio Adolfo viajou pela Europa, acompanhando Elis Regina, numa fantástica turnê. E em 1971 foi para os Estados Unidos, contratado pela Editora Larry Music.

                          Como arranjador e músico de estúdio, trabalhou na gravação de discos de Elis Regina, Edu Lobo, Chico Buarque, Caetano Veloso, Nara Leão e Maria Bethânia, entre outros. E no cinema compôs as trilhas sonoras de "Sonho sem fim", "Memórias de um gigolô" e "Balada dos Infiéis".



                     Outro destaque de Antônio Adolfo foram as parcerias que fez com sua filha, a cantora, Carol Saboya, que aparece com ele nas fotos acima. ANTONIO ADOLFO é mesmo um nome de destaque na arte musical o Brasil.
POR FAVOR, NÃO DEIXEM DE CURTIR   O  SOM DE ANTONIO ADOLFO NO VÍDEO

Nenhum comentário:

Postar um comentário