A N T O N I O A D O L F O
Quem viveu nos áureos tempos da bossa nova certamente ainda se recorda das várias músicas que surgiam, assinadas pela dupla ANTONIO ADOLFO e Tibério Gaspar. O cantor Wilson Simonal se consagrou cantando as canções deles, aquelas da chamada era da "Pilantragem". Tipo "Juliana" e "Sá Marina".
E é justamente Juliana que eu escolhi para o vídeo desta postagem. São 6 minutos e 45 segundos de um som delicioso, que sai do piano de Antônio Adolfo e dos músicos do Instrumental SESC. Os improvisos são geniais.
Antônio Adolfo Maurity Sabóia é um carioca de Santa Teresa, 68 anos, pianista, tecladista, compositor e educador. Filho de uma violinista da Orquestra do Teatro Municipal do Rio, ele começou a estudar música muito cedo. Basta dizer que, aos 16 anos, já era um pianista do fechado Clube da Bossa Nova.
Desde o início dos anos 60 Antônio Adolfo passou a frequentar os ambientes cariocas onde se tocava jazz e bossa nova. Em 64, montou o Trio 3-D, para encenar o musical "Pobre Menina Rica", de Vinicius de Morais e Carlos Lyra.
Tornou-se rapidamente um compositor dos festivais de música popular. E foi assim que ele ganhou a Fase Nacional do V Festival Internacional da Canção, juntamente com Tibério Gaspar. Era deles a canção "BR-3", que foi defendida por Tony Tornado. O Maracanãzinho inteiro cantou a música junto com eles: "A gente corre / na BR-3 / E a gente morre / na BR-3..."
Em 1969, Antônio Adolfo viajou pela Europa, acompanhando Elis Regina, numa fantástica turnê. E em 1971 foi para os Estados Unidos, contratado pela Editora Larry Music.
Como arranjador e músico de estúdio, trabalhou na gravação de discos de Elis Regina, Edu Lobo, Chico Buarque, Caetano Veloso, Nara Leão e Maria Bethânia, entre outros. E no cinema compôs as trilhas sonoras de "Sonho sem fim", "Memórias de um gigolô" e "Balada dos Infiéis".

Outro destaque de Antônio Adolfo foram as parcerias que fez com sua filha, a cantora, Carol Saboya, que aparece com ele nas fotos acima. ANTONIO ADOLFO é mesmo um nome de destaque na arte musical o Brasil.
POR FAVOR, NÃO DEIXEM DE CURTIR O SOM DE ANTONIO ADOLFO NO VÍDEO
Nenhum comentário:
Postar um comentário