Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

terça-feira, 12 de maio de 2015

          Depois de uma folga de cinco dias, este espaço musical retorna homenageando um grande cantor norte-americano que nos deixou no último dia 30 de abril. Volta também com  ele a canção que o tornou mais famoso, "STAND BY ME".   O mundo já está sentindo saudade de

                                          B E N    E.   K I N G

                         

           Benjamin Earl Nelson nasceu em Henderson, na Carolina do Norte, nos Estados Unidos, no dia 28 de setembro de 1938. E morreu agora, em Hackensack, na Nova Jérsia, aos 76 anos. Foi um cantor, compositor e produtor musical muito admirado, não só na terra de Tio Sam, como em praticamente por todo o mundo.

 
Sua fama maior deve-se em grande parte à sua fantástica interpretação na canção "STAND BY ME" (Fique comigo), que aparece no vídeo acima. Ben foi criado no Harlem (Nova York) desde  os nove anos. Iniciou-se como cantor de soul no início dos anos 60.
 
 
De 58 a 60, Ben Nelson integrou o "The Drifters" Ele ajudou a escrever "There Goes My Baby", primeiro sucesso do conjunto, com o qual gravou ao todo dez canções. Mas em 1960, acabou deixando The Drifters, por lhe sido negado um aumento de salário. E foi aí que assumiu o nome de Ben E. King, preparando-se para a carreira solo.
 

                                Ainda ligado à Atlantic Records, King já fez sucesso de cara, com a balada "Spanish Harlem", em 1961.  E a canção seguinte foi justamente "STAND BY ME", que ele compôs juntamente com Jerry Leiber e MikeStoller.  E a música foi votada pela Recording Industry Association of América como uma das "Canções do Século".
                                "Stand by Me" e "Spanish Harlem" foram nomeadas como duas das 500 Canções que Moldaram o Rock and Roll, pelo "The Rock and Roll Hall of Fame", e ambas ganharam um Grammy".

 
As pessoas que conviveram com Ben, como o músico Gay Bonds, dizem que "ele era uma das mais doces, gentis e talentosas almas que tive o privilégio de conhecer e chamar de amigo por mais de 50 anos. "
E a Biblioteca do Congresso dos EUA adicionou a canção "Stand bw Me" ao Registro Nacional de Gravações, alegando que "a voz incandescente de King fez da música um clássico." 
Não foi à toa que Ben E. King teve que gravar várias vezes esta canção que pra sempre vai ficar na cabeça das pessoas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário