B E N E. K I N G
Benjamin Earl Nelson nasceu em Henderson, na Carolina do Norte, nos Estados Unidos, no dia 28 de setembro de 1938. E morreu agora, em Hackensack, na Nova Jérsia, aos 76 anos. Foi um cantor, compositor e produtor musical muito admirado, não só na terra de Tio Sam, como em praticamente por todo o mundo.
Sua fama maior deve-se em grande parte à sua fantástica interpretação na canção "STAND BY ME" (Fique comigo), que aparece no vídeo acima. Ben foi criado no Harlem (Nova York) desde os nove anos. Iniciou-se como cantor de soul no início dos anos 60.
De 58 a 60, Ben Nelson integrou o "The Drifters" Ele ajudou a escrever "There Goes My Baby", primeiro sucesso do conjunto, com o qual gravou ao todo dez canções. Mas em 1960, acabou deixando The Drifters, por lhe sido negado um aumento de salário. E foi aí que assumiu o nome de Ben E. King, preparando-se para a carreira solo.
Ainda ligado à Atlantic Records, King já fez sucesso de cara, com a balada "Spanish Harlem", em 1961. E a canção seguinte foi justamente "STAND BY ME", que ele compôs juntamente com Jerry Leiber e MikeStoller. E a música foi votada pela Recording Industry Association of América como uma das "Canções do Século".
"Stand by Me" e "Spanish Harlem" foram nomeadas como duas das 500 Canções que Moldaram o Rock and Roll, pelo "The Rock and Roll Hall of Fame", e ambas ganharam um Grammy".
As pessoas que conviveram com Ben, como o músico Gay Bonds, dizem que "ele era uma das mais doces, gentis e talentosas almas que tive o privilégio de conhecer e chamar de amigo por mais de 50 anos. "
E a Biblioteca do Congresso dos EUA adicionou a canção "Stand bw Me" ao Registro Nacional de Gravações, alegando que "a voz incandescente de King fez da música um clássico."
Não foi à toa que Ben E. King teve que gravar várias vezes esta canção que pra sempre vai ficar na cabeça das pessoas.

Nenhum comentário:
Postar um comentário