Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

segunda-feira, 6 de abril de 2015

HOJE É O CENTÉSIMO DIA DESTE DESFILE DE ARTISTAS AQUI NO BLOG.
 POR ISTO, ESCOLHI UM CARA MUITO ESPECIAL QUE COMPÕE, TOCA E CANTA DEMAIS. TIVE A OPORTUNIDADE DE CONVIVER COM ELE, QUE TAMBÉM É UM ÓTIMO COMENTARISTA ESPORTIVO
 
  I  V  A  N        L  I  N  S  
 
 
        O vídeo que abre esta postagem é um verdadeiro show deste artista fantástico, que nos mostra quatro grandes sucessos seus, num espaço aproximado de 20 minutos. É um presente aos seguidores do blog, neste dia em que completamos 100 dias deste desfile musical diário. Ele nos mostra o quanto é talentoso o nosso  IVAN LINS 
interpretando a minha preferida ILUMINADOS e mais VITORIOSA, MEU PAÍS E MADALENA
Não deixe de ouvir todo esse vídeo/show

 
É certo que Ivan Guimarães Lins, carioca de 69 anos, é um dos brasileiros mais bem sucedidos no mundo, neste ramo das artes. O homem compõe, toca e canta MPB, Jazz, Bossa Nova, Art Rock e Soul.   E além de tudo isto, ele comenta futebol com a qualidade própria dos grandes especialistas da área. Pude comprovar isso, numa convivência de 40 dias  que tive com Ivan Lins, durante a Copa do Mundo de 1998, na França.  Eu como comentarista da Rádio Paiquerê de Londrina, e ele comentando para uma emissora de Goiania, pertencente ao conhecido comunicador Jorge Kajuru.
 
Nossos lugares no estádio, durante os treinos diários da Seleção Brasileira, ficavam um ao lado do outro (foto acima), o que nos deu a oportunidade de travarmos uma conversa durante praticamente todos os dias das cinco semanas em que permanecemos em Paris. E, diga-se de passagem, Ivan é um excelente papo, não apenas de música ou de futebol, mas sobre qualquer assunto. Um cara "cabeça" mesmo.
 
Mas, como o assunto aqui é música, quero ressaltar que acompanho Ivan Lins desde o momento em que ouvi ele cantar "O Amor É O Meu País", nos festivais que marcaram o início de sua carreira vitoriosa, no fim da década de 60. Era um jovem barbudo e sempre extrovertido.
Ele já tinha uma música sua premiada nos festivais, só que interpretada por Elis Regina. Era "Madalena", outro marco inicial do talento de um jovem formado em química industrial, mas que havia trocado tudo pelo prazer de tocar piano, compor e cantar.
 
Ivan teve sempre parceiros inteligentes, como Ronaldo Monteiro de Souza, mas o seu mais frequente companheiro e leal parceiro foi mesmo Vitor Martins. Fizeram vários álbuns juntos, com musicas inesquecíveis, como "Somos todos iguais nesta noite",  "Abre Alas", "Começar de Novo" e tantas outras que eu cansei de cantar por aí, nas minhas serenatas
 

             Acho que todos os principais cantores da época gravaram canções de Ivan Lins. Como Elis Regina, Simone, Gal Costa, Quarteto em Cy, Jane Duboc, Zizzi Possi, Emílio Santiago e outros tantos. E ao lado de Gonzaguinha e Aldir Blanc, ele comandou na Globo um programa de grande sucesso na televisão, o "Som Livre Exportação".



     Mas em meio a tantas atividades, Ivan Lins ainda encontrou tempo para curtir duas paixões especiais.  O seu Fluminense e o amor por Lucinha Lins, atriz e cantora, que foi a sua primeira esposa, com a qual ele teve um filho, o cantor e ator Claudio Lins.   
 
 
 
 
 
 
 
 
 

        Nem a conquista de grandes prêmios, como compositor o cantor,  'acalmou' Ivan Lins, que ainda criou a Gravadora Velas, para ajudar artistas mais esquecidos, e com isso acabou recuperando o prestígio de muita gente, como Chico César, Lenine e Guinga, que tiveram grande respaldo desta empresa.

        Acima de tudo, Ivan Lins, filho de militar, é um cara do bem, sempre preocupado com a música e com os músicos brasileiros. Um homem que realmente merece ter o prestígio que tem. E', sem dúvida um dos artistas mais importantes deste nosso País.

Nenhum comentário:

Postar um comentário