Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sábado, 11 de abril de 2015

"Esqueça o juiz e faça o time jogar, Tencati"

            Quando é que vamos aprender que meter o pau no árbitro, antes dos jogos, não é o melhor caminho ?  Tentar intimidar um juiz, através de manchete de jornal ou comentários no rádio ou TV, não é coisa pra uma metrópole, como Londrina. Me sinto como se estivesse "no meio do mato", quando vejo estas coisas acontecendo na nossa cidade.

             Felizmente, ainda existem bons profissionais na nossa imprensa esportiva. Hoje mesmo ouvi o comentarista Ferraz Junior (foto) agindo com correção e neutralidade, como devem se comportar os verdadeiros cronistas.  "Não sei por que criticar o árbitro Selmo Pedro dos Anjos antes do jogo acontecer. Vamos deixar o homem apitar primeiro, pra depois falarmos se ele foi bem ou foi mal" - disse o Ferraz, ao meio-dia na Paiquerê. É neste tipo de profissional que o torcedor deve acreditar, e não no pessoal apaixonado, que sempre acha que o Londrina está sendo perseguido pela arbitragem.

             Nunca soube que esse árbitro que apita amanhã tenha prejudicado o Londrina. Já vi inclusive o Tubarão meter 4 a 1 no Atlético, ano passado aqui no Estádio do Café, com ele no apito. Então por que tentar intimidar o homem antecipadamente ?
             Fico imaginando se o árbitro que apitou em Maringá tivesse feito com o Londrina o que fez contra os maringaenses, que tiveram um gol mal anulado (o jogador que fez o gol não estava impedido).  Rafael Traci ainda deixou de expulsar Germano, que mandou um jogador do Maringá (Eurico) para o hospital com uma cotovelada.

              Por todas estas coisas, não posso entender porque o técnico Claudio Tencati vem a público para levantar dúvidas quanto a honestidade do Selmo, árbitro do clássico de amanhã.  Treinador de bom nível não tem esse tipo de comportamento.  Quero ver é como é que ele vai colocar o time em campo, amanhã.

2 comentários:

  1. O gol do Maringá foi bem anulado. O número 5 do Maringá, que voltava de posição de impedimento, não toca na bola, mas participa da jogada porque atrai a marcação de um adversário e tenta cabecear a bola. É a condição 3 da regra de impedimento:

    Condição 1: O jogador participa ativamente da jogada - ao receber um passe ou tocar a bola, mesmo involuntariamente; ou
    Condição 2: O jogador obtém vantagem de sua posição - ao aproveitar um rebote direto do chute, ou
    Condição 3: O jogador atrapalha ativamente um adversário - porque obstrui sua visão, impede seus movimentos, ou o engana com uma finta de corpo.

    Sem falar que o gol do Maringá foi irregular, porque surgiu em uma cobrança de falta em que a infração não existiu. A não expulsão do Germano não interferiu em nada, porque foi no final do jogo. Teria até ajudado o Londrina, porque ele errou o primeiro pênalti. E o árbitro prejudicou o Londrina na expulsão do Allan Vieira, porque ele inventou um amarelo por reclamação e depois deu o segundo quando o jogador fez uma falta.

    ResponderExcluir
  2. Em tempo, Flávio: você não vai falar nada da briga em Pelotas? É o terceiro vexame nacional envolvendo o Brasil de Pelotas em menos de seis meses. O primeiro foi a briga contra o Londrina, em que o Brasil esteve longe de ser vítima, o segundo foi a briga com jogadores do Aimoré em um amistoso em janeiro e agora esse. É só em Londrina que acontecem coisas dignas de serem criticadas?

    ResponderExcluir