Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quinta-feira, 2 de abril de 2015

        Cantarolamos todos os dias um monte de músicas interpretadas por outros artistas,  e nem sabemos que muitas delas foram feitas por esse cara que, além de cantar, escreve canções formidáveis.

                             J O S É       A U G U S T O




                      Esta canção que aparece no vídeo acima foi feita por ele, em parceria com Marcelo Salim. Ela está no seu  primeiro disco oficial, lançado em 1973, e que vendeu um milhão de cópias   
     
                "DE QUE VALE TER TUDO NA VIDA".

                Acho que é um belo jeito de você conhecer a voz romântica de JOSÉ AUGUSTO COUGIL,  esse carioca que, além de compositor e cantor, também toca violão, guitarra e piano. Ele é tão bom em tudo o que faz, que hoje é difícil dizer se Zé Augusto é melhor como cantor ou como compositor.
                  É acima de tudo um 'cara' preparado. Começou a estudar piano, harmonia e solfejo logo aos 8 anos, no Conservatório Nacional de Música do Rio de Janeiro. Aos nove, ganhou do pai um piano para praticar em casa. E aos doze, um violão no qual aprendeu rapidamente o básico. Nasceu pra música, não é mesmo ?


                 O começo foi empolgante: com 14 anos ganhou o prêmio de melhor intérprete no conceituado Festival de Música de Santa Teresa. Mas aí veio a fase dura e até inesperada, pois ficou três anos fazendo testes em quase todas as gravadoras do Brasil, e sendo reprovado em todas. E então veio o milagre: o produtor Renato Corrêa, cantor do grupo Golden Boys, resolveu dar a José Augusto a oportunidade de cantar com a orquestra do maestro Gaya.  Foi finalmente aprovado e considerado apto para gravar seu primeiro disco.
                   Renato Correa tinha uma fita com as músicas de Zé Augusto e logo encaminhou sua primeira composição para ser gravada por Cauby Peixoto. E pouco depois vieram um compacto simples e finalmente o primeiro disco do cantor que surgia. Estava iniciada a carreira de um grande artista.

                    José Augusto teve músicas suas gravadas por Alcione, Simone, Fafá de Belém, Chitãozinho e Xororó, Xuxa, Leonardo e inúmeros outros intérpretes famosos. E como cantor tornou-se o segundo brasileiro que mais vendeu discos na América Latina, atrás apenas de Roberto Carlos.

                    Internacionalmente, ele também "emplacou" com Luzes da Ribalta ("Candilejas"). Com ela, José Augusto vendeu mais de cinco milhões de discos no México, Espanha, Argentina, Peru, Colômbia, Costa Rica, Equador, Venezuela e em toda a parte latina dos Estados Unidos.

             Neste segundo vídeo, que fecha a nossa postagem,  José Augusto canta "AGUENTA CORAÇÃO" um dos seus maiores sucessos, composição de Ed Wilson e Paulo SergioValle, tema de abertura da novela "Barriga de Aluguel", em 1990. O sucesso foi tão grande, aqui e no Exterior, que José Augusto foi obrigado a gravar a canção também em espanhol e italiano.
                 "Coração, diz pra mim / Por que é que eu fico sempre / Desse jeito / Coração, não faz assim / Você se apaixona / E a dor é no meu peito"

                    JOSÉ AUGUSTO TEM HOJE 61 ANOS
                                                              


 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário