
Nesta série semanal sobre os animais, hoje encontramos as ANTAS, cujo nome científico é Tapirus Terrestris. É o maior mamífero terrestre do Brasil e o segundo da América do Sul, chegando a 300 quilos e a 242 centímetros de comprimento.
Ela é considerada "vulnerável" pelas autoridades, porque já desapareceu da Caatinga e das regiões próximas aos Andres. Tudo por causa da perda do habitat e da caça predatória. Seus maiores predadores são os grandes felinos, como a onça-pintada e a suçuarana, que predam principalmente os filhotes, além do homem.

Só no Pantanal é que as Antas estão mais seguras, aqui no Brasil. No Paraná, Espírito Santo, Rio, Minas e Rio Grande do Sul elas correm o risco de desaparecer. Uma anta pode viver 30 anos, e é um animal herbívoro, por isto prefere as florestas e os cerrados.
A cópula pode ocorrer dentro ou fora da água, depois de uma "perseguição" que pode durar até quatro horas. Depois de iniciada, a cópula dura apenas cerca de um minuto. Nasce um filhote de cada vez, após 13 meses de gestação.
Venezuela, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Guiana Francesa, Suriname, Paraguai e norte da Argentina são os outros países sul-americanos em que ANTAS vivem.
Cá pra nós, a "amiga" ANTA é feinha, hein ?
Nenhum comentário:
Postar um comentário