Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 29 de abril de 2015

                                  A    A N T A 














                    
 
Nesta série semanal sobre os animais, hoje encontramos as ANTAS, cujo nome científico é Tapirus  Terrestris. É o maior mamífero terrestre do Brasil e o segundo da América do Sul, chegando a 300 quilos e a 242 centímetros de comprimento.
 
Ela é considerada "vulnerável" pelas autoridades, porque já desapareceu da Caatinga e das regiões próximas aos Andres. Tudo por causa da perda do habitat e da caça predatória. Seus maiores predadores são os grandes felinos, como a onça-pintada e a suçuarana, que predam principalmente os filhotes, além do homem.  
 


 
Só no Pantanal é que as Antas estão mais seguras, aqui no Brasil. No Paraná, Espírito Santo, Rio, Minas e Rio Grande do Sul elas correm o risco de desaparecer.  Uma anta pode viver 30 anos, e é um animal herbívoro, por isto prefere as florestas e os cerrados.
A cópula pode ocorrer dentro ou fora da água, depois de uma "perseguição" que pode durar até quatro horas. Depois de iniciada, a cópula dura apenas cerca de um minuto. Nasce um filhote de cada vez, após 13 meses de gestação.
 
 Venezuela, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Guiana Francesa, Suriname, Paraguai e norte da Argentina são os outros países sul-americanos em que  ANTAS  vivem.
 
Cá pra nós, a "amiga" ANTA é feinha, hein ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário