Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

terça-feira, 3 de março de 2015

 
O BAIANO MAIS BAIANO DO MUNDO ! 
 
A Bahia criou e continua criando muita gente famosa em todas a áreas. No setor cultural então,  são muitos os baianos famosos, desde Ruy Barbosa, passando por Jorge Amado, Raul Seixas, Gil, Caetano, Betânia, Ivete e tantos outros. Mas o primeiro nome que vem a cabeça quando se pensa em apontar o " baiano mais baiano de todos os tempos" é o dele: DORIVAL CAYMMI.
 
A inteligência, o talento, o ar romântico e a brejeirice se misturaram para colocar esse homem  no mundo. E dele nasceram canções geniais, que o Brasil inteiro cantou e sempre vai cantar, porque DORIVAL CAYMMI é mesmo imortal.
 

                                              Ele nasceu em Salvador no longínquo dia 30 de abril de 1914. No ano passado, o Brasil inteiro comemorou o "Centenário de Caymmi".
                Filho de Durval Henrique Caymmi e Aurelina Soares Caymmi, o nosso homenageado teve uma paixão que marcou a sua vida: a esposa Adelaide Torres (a cantora Stella Maris).E desta união surgiu mais talento, através dos filhos Nana Caymmi, Dori Caymmi e Danilo Caymmi. 
          E em breve vamos mostrar aqui no Blog que esta história não termina por aí, mas vai continuar, com a neta de Dorival e filha de Danilo, a ótima cantora Alice Caymmi, que está com 25 anos e canta demais.



                           Tendo como forte influência a música negra, Dorival tinha um estilo todo pessoal de escrever suas canções e de cantar. Sua voz era inconfundível. Poeta popular, compôs obras inesquecíveis, como Saudade da Bahia,  Samba da minha Terra,  Doralice,  Marina,  Modinha para Gabriela,  Maracangalha,  Saudade de Itapuã,  O Dengo que a Nega Tem,  Rosa Morena e mais uma infinidade de coisas bonitas.  Quem puder, que tire um dia só para escutar músicas de Dorival Caymmi.  Garanto que se fizer isso vai dormir apaixonado no fim da noite.













            Sua série de músicas sobre o Mar é outra lição de encantamento.  Ele invocava a tragédia de negros e pescadores da Bahia.  Não deixem de ouvir O Mar,  História de Pescadores,  É doce Morrer no Mar,  A Jangada voltou Só,  Canoeiro,  Pescaria e outras.
                          Ainda bem que o Brasil reconheceu em vida o talento de Caymmi. Ele foi homenageado pelos quatro cantos do País e aplaudido de pé por todos.
                          Entre tantas canções bonitas, escolhi para ilustrar esta homenagem que presto a Dorival Caymmi uma das canções que sempre está no meu repertório, desde o saudoso tempo das serenatas. É uma parceria que Dorival fez com Carlos Guinle e Hugo Lima.  E que Chico Buarque interpreta como ninguém:       " VOCÊ NÃO SABE AMAR"


Nenhum comentário:

Postar um comentário