Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sábado, 28 de fevereiro de 2015

ALCEU VALENÇA
"La Belle de Jour"
Mais um grande astro do Nordeste
 
 
Ontem, ouvimos aqui a baiana Ivete Sangalo. Para hoje programamos outro grande artista nordestino. Desta vez ele vem de Pernambuco: ALCEU VALENÇA
 
 
Este místico cantor e compositor nasceu influenciado pelos maracatus, cocos e repentes de viola. Ele é de São Bento do Una, terra da "Festa da Galinha", localizada nos limites do sertão com o agreste de Pernambuco.  E logo se apaixonou pelo som produzido por três cantores nordestinos: Jackson do Pandeiro, Luiz Gonzaga e Marinês.  Mas também curtiu muito alguns astros urbanos, como os brasileiros Orlando Silva e Dalva de oliveira e os norte-americanos Little Richard e Ray Charles.

 
Aos 23 anos e recém formado,  Alceu desistiu das carreiras de advogado e jornalista (era correspondente do Jornal do Brasil) para investir na musica. E foi se arriscando no lançamento de canções e em participações em festivais universitários da TV Tupi.
Mas acho que o que realmente fez Alceu Valença virar um artista nacional foi a série de shows "O Grande Encontro", em que ele se apresentava ao lado de Zé Ramalho e Elba Ramalho. Eles percorreram dezenas de cidades brasileiras.
 
Em 2000, integrou o grupo que brilhou no Festival de Montreux, na Suíça, ao lado de Elba, Geraldo Azevedo, Naná Vasconcelos e Moraes Moreira.
Alceu Paiva Valença tem hoje 68 anos e canta MPB, folk, baião, folk rock e frevo. Ele tem inúmeras músicas de sucesso, mas escolhi uma que particularmente me toca:
"LA BELLE DE JOUR"
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário