Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Falência da Arbitragem

            Não posso afirmar que isto esteja acontecendo em todo o mundo. Mas aqui no Brasil já se pode dizer que o Serviço de Arbitragem no futebol está falido. E não é que esse ou aquele time esteja sendo beneficiado ou prejudicado. É o Sistema que desmoronou.
             Mexeram tanto nos critérios a serem adotados pelos apitadores que eles desapareceram. Não existe mais um padrão, cada um apita de um jeito. E já se vê até um árbitro utilizar um critério no primeiro tempo e outro na etapa complementar. Quer dizer, não há mais um critério. Ontem mesmo, no jogo em Curitiba, o árbitro paulista Vinicius Furlan apitou um pênalti logo no começo, alegando que o atacante do Cruzeiro havia sido empurrado pelo volante Germano. Tudo Bem. Só que no segundo tempo, num lance praticamente igual, o centroavante Zé Love foi agarrado e empurrado, mas aí o apitador não marcou nada,  prejudicando nitidamente o Coritiba.
            E a "lei do impedimento", o que fizeram com ela ?  Um absurdo.   E a questão da bola na mão ou mão na bola ?  Cada um apita de um jeito, bagunçando o futebol.
              Ainda existem grandes árbitros, sim. O ex-londrinense Heber Roberto Lopes, por exemplo, deu um show de arbitragem, ontem no Maracanã.  Mas tem muitos juízes inseguros, que se perdem nas tais "determinações" da CBF  ou da Fifa.

                          Nossa arbitragem está falida

Nenhum comentário:

Postar um comentário