Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Agora, são os gremistas que estão sendo violentados

          Racismo é um crime pavoroso, que merece ser punido com rigor.  Tenho muitos amigos negros, e fico louco da vida quando vejo um deles sendo discriminado. Mas esse não é o único crime que tem sido "tolerado" pela Justiça e pela imprensa brasileira. Temos visto muita coisa pior aqui no Brasil, todos os dias. São jovens que matam velhos, filhos que assassinam os pais, pedófilos que destroem crianças, doentes que são judiados nos hospícios e por aí a fora. Será que estas coisas não são no mínimo tão graves quanto o preconceito racial ?  Se são, por que não estão sendo combatidas com esta mesma fúria aplicada no caso de racismo contra o goleiro Aranha, recentemente em Porto Alegre ?
            Sou gremista sim, mas aplaudi o fato do Grêmio ter sido punido pelo que aconteceu em seu estádio. Também acho plenamente justo que as pessoas que praticaram o crime, chamando Aranha de "Macaco" e de outras coisas, sejam afastadas dos estádios e respondam na Justiça pelo erro que certamente cometeram.
            Mas não posso aceitar que pessoas de outros centros, que há muitos anos vêm discriminando o povo gaúcho através de "brincadeiras" de extremo mau gosto, se aproveitem do momento para tentar destruir um clube brasileiro de grandes conquistas e serviços prestados ao País.
 
             Tampouco não concordo com o que estão fazendo com esta menina de apenas 23 anos, Patrícia Moreira. Ela está sendo execrada nacionalmente, amaldiçoada como se fosse uma bruxa ou uma assassina violenta. É claro que ela tem que responder a um processo, mas não vamos achar que ela é a pior criminosa do Brasil, como estão tentando fazer.  Patrícia está sendo ameaçada, teve sua casa apedrejada e precisou até  mudar de residência para escapar da violência. Ela já está punida, para o resto da vida. Tem muita gente que ainda não imagina o que é uma pressão gigantesca sobre uma pessoa. E tudo porque Patrícia é apaixonada pelo seu time e se deixou levar por um grupo de torcedores (entre os quais vários negros) que ofenderam o goleiro santista. Lógico que ela tem que pagar, mas vamos com calma.
                Mas sinto que vem vindo coisa pior por aí. No jogo de amanhã no Maracanã (Flamengo x Grêmio), por exemplo, os torcedores cariocas foram autorizados pela Justiça Carioca a levar faixas de protesto contra o racismo, numa evidente provocação aos gremistas que comparecerem. Também já se sabe que câmeras vão monitorar a torcida tricolor, e que 250 policiais estarão vigiando, prontos para prender quem cometer novos atos racistas. Será que precisa avisar pela imprensa ?
                 O que eu estou vendo é o Grêmio sendo acuado por um monte de gente.  E isso também não é uma violência ? 
              
          

Um comentário:

  1. Acho justo que os gremistas sejam monitorados. Em poucos meses, foram dois episódios de racismo (o do Gre-Nal no Gaúcho e o do Aranha) e o coro celebrando a morte do Fernandão, em pleno Dia dos Pais, com a família do falecido no estádio. Nenhuma outra torcida do Brasil tem um histórico recente tão constrangedor. Quem está "acuando" o Grêmio é a própria torcida.

    ResponderExcluir