Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Quando crenças diferentes se misturam

       Ontem, foi dia de Nossa Senhora dos Navegantes e, como ocorre anualmente nas cidades do litoral, o povo de Pelotas, minha terra natal, comemorou pra valer.  O mais curioso é que, enquanto os católicos festejam o Dia de Nossa Senhora dos Navegantes, os umbandistas comemoram o Dia de Iemanjá, que é considerada como a Nossa Senhora deles. E uma festa lindíssima, em que a fé se mistura sobre as águas.

      O encontro entre as imagens de Nossa Senhora e Iemanjá aconteceu por volta das 16 horas na Lagoa dos Patos. Camisetas com a imagem da Santa se misturavam com as guias de proteção utilizadas no pescoçopelos seguidores de Iemanjá.
          Para chegar ao encontro, a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes saiu da Colônia Z3 dos Pescadores, acompanhada por dezenas de embarcações enfeitadas. No Balneário dos Prazeres, a 56ª Festa de Iemanjá foi realizada pela Federação Sul-riograndense de Umbanda e Cultos Afro-brasileiros.
           No final, com a temperatura chegando a 31°, as pessoas banharam-se na Lagoa dos Patos, e a festa terminou no Cais do Porto de Pelotas, onde uma missa foi celebrada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário