Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 9 de julho de 2014

É assim que se joga uma Copa


    Com talento, raça, determinação, coragem e sobretudo com organização.  É assim quem se disputa uma Copa do Mundo, quando se quer ganhar. A Argentina de hoje parece o Brasil da Copa de 94. Eu estava lá nos Estados Unidos e vi bem de pertinho. Era bem isso aí. Com limitações, mas com virtudes enormes e absoluta consciência do que está fazia dentro do campo.  O Brasil de ontem é a Argentina de hoje.
      Quando "los Hermanos" derrotaram a Nigéria, num jogo difícil, postei aqui sob o título "Argentinos arrancam pra chegar".  E eles chegaram mesmo. Daqui para a frente, o que vier é lucro. O que eu não queria era ver dois times europeus decidindo uma Copa aqui no Brasil. Os argentinos nos salvaram deste vexame.

      Mas foi um belo jogo esse de hoje. Sob todos os aspectos. Jogo técnico, limpo, de poucas faltas e muitos estudos.  Como deve ser o futebol nesta fase de uma Copa do Mundo. É nestas horas que a gente vê como nossa Seleção foi mal preparada. Não é um time ruim, mas é um time "porra louca", que não sabe muito bem o que quer da vida.
       O que realmente impressionou hoje foi a organização que argentinos e holandeses demonstraram. Focados, respeitando suas combinações e seus esquemas. Isso é futebol moderno. E é esse futebol que faz os jogadores crescerem.  Como está acontecendo com o Mascherano.  Esse rapaz não jogava essa bola toda. Alguma vez ele jogou assim no Corinthians ?
        Em resumo, o jogo de hoje confirmou o que eu achava e vinha dizendo: dos quatro que chegaram até aqui, o Brasil era mesmo o mais fraco.

5 comentários:

  1. No Domingo "serei" Argentina. Quero que a copa fique na América.
    Acho ridículo esse ódio dos argentinos que muitos aqui cultivam.
    Abraço,
    Paul

    ResponderExcluir
  2. Que joguinho sem vergonha, times covardes, se fosse o Brasil sairia vaiado. Em 94 teve traira na imprensa que disse que preferiria perder aquela copa do que ganhar daquele jeito.
    Outra coisa teve um lance igualzinho ao do Thiago Silva e o arbitro nem deu cartão ao argentino. Isso prova que eles iriam prejudicar o Brasil caso precisasse, como vinham fazendo depois da pressão dos antis.
    AVANTI.

    ResponderExcluir
  3. Paul, mais ridículo foram brasileiros torcendo contra a própria seleção nesta copa do mundo. OS ENTENDIDOS falavam que esta copa dentro de campo o Brasil iria ganhar, pois estava comprada, mas, fora dela, já perdemos feio. Pois foi justamente o contrário, agora todos que falaram isto estão quietos, só comemorando a vitória da Alemanhã!!!

    TATO - 10/07/2014

    TAT0 - 10/07/2014

    ResponderExcluir
  4. Para quem acha que eu sou invocado com os trairas e anti patriotas, leiam o blog do Jorge A. Santana em 09/07/14, sob o titulo " ELOGIO A TRAIÇÃO".
    avanti

    ResponderExcluir
  5. Se a Argentina ganhar, um time de um povo sulamericano e sofrido (como o nosso) comemora. Um povo sufocado por uma das maiores crises econômicas da história tem um momento de alegria. Gente apaixonada e divertida. Vizinhos, não inimigos.

    Se a Argentina ganhar, será tri e não tetra, como a Alemanha seria, portanto longe ainda do penta da seleção.

    Se a Argentina ganhar, teremos criado no futebol mais um ídolo de todos os tempos: Messi, quatro vezes melhor jogador do planeta. São os ídolos que dão a dimensão do esporte como ele é.

    Se a Argentina ganhar, na esfera política, veremos nossa presidente passar o mega carão de ter torrado uma fortuna e montar o palco para entegar a taça do mundo para o maior rival do futebol. Isso pode mudar o rumo funesto da nossa política atual.

    Se a Argentina ganhar, a grife do futebol sulamericano, da raça e improviso, se preserva um pouco depois do vexame histórico de ontem. A reboque, cifras do nosso combalido futebol, em valorização dos ativos de marca e passes de jogadores, se protegem.

    Foda-se, vou torcer pra Alemanha! 

    ResponderExcluir