Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sábado, 26 de abril de 2014

Vem aí "La Banda loca de Argentina"

 
        Não são apenas turistas educados e endinheirados que visitam o país sede de uma Copa do Mundo. O evento atrai também uma legião de maus elementos, vindos das mais variadas partes do planeta. Será que o Brasil está preparado para receber essa gente ?
        A imprensa gaúcha e também o site do ESPN tem publicado e divulgado informações sobre a presença dos temidos "barras-bravas", torcedores argentinos de comportamento violento, que têm prejudicado a imagem de "los hermanos" em todo o mundo. É a chamada "La Banda loca de Argentina", que virá em grande número para torcer por sua Seleção e "bagunçar geral".  Podem esperar que vai haver muita bronca nas cidades em que os platinos jogarem. Na primeira fase, eles passarão pelo Rio, por Belo Horizonte e Porto Alegre.
         No Rio Grande do Sul, eles já definiram suas duas "casas". Serão a Capital e a cidade de Canoas, que fica na "Grande Porto Alegre".  Tanto os turistas como a "inchada" (torcida) terão a disposição um acampamento em Canoas. É o Parque Eduardo Gomes (foto acima), que durante o ano todo recebe grandes eventos, como a "Semana Farroupilha", shows e outros espetáculos públicos.
          Segundo o subprefeito da região centro de Canoas, Marcos Vinicius Machado, chilenos e uruguaios também querem utilizar o Parque, que tem capacidade para aproximadamente duas mil pessoas, distribuídas em 150 motorooms e mais 250 unidades variadas, como barracas, tendas, etc.

          As autoridades de Canoas asseguram que a cidade de 400 mil habitantes dispõe de uma política agressiva contra a violência. Eles garantem que os "barras-bravas" serão rigidamente controlados, mas muitas pessoas da cidade não escondem sua preocupação.
          E as desconfianças aumentaram quando se soube que os "barras" estão sendo orientados por Hierro Martins, ex-líder da "Guarda Popular", torcida organizada extinta pelo Internacional. Hierro está anunciando que receberá os principais líderes das Hinchadas Unidas Argentinas em Porto Alegre, onde eles terão hospedagem, transporte e até assistência jurídica.

          Turistas e torcedores comuns a parte, somente os "barras bravas" virão com cerca de 650 membros. Não será nada fácil segurar esse povo em solo brasileiro.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário