Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

domingo, 6 de abril de 2014

Por que acabar com os Estaduais ?

         Por todos os cantos do País, se percebe no ar o emocionante cheiro da emoção. São as decisões regionais, que apaixonam o povão simples, tanto no Interior como nas Capitais. Não consigo entender porque muita gente ainda defende o fim dos Campeonato Estaduais. Essa gente não deve ter alma, não deve ter coração. Seria um crime acabar com esta festa que vivemos hoje.
         Nada se iguala a rivalidade local ou regional. Tem muita mais graça ver o Londrina ganhar do Maringá, ou mesmo o Maringá derrotar o Tubarão, do que ver qualquer um dos dois vencer o Flamengo ou o Corinthians. Mesmo porque, flamenguistas e corinthianos irão embora depois da derrota , deixando maringaenses ou londrinenses sem ter em quem tirar um "sarrinho".
        É claro que, nas competições nacionais a possibilidade de se ver uma melhor técnica é nitidamente maior. Mas a emoção de um Campeonato Brasileiro nunca será maior do que a que é provocada pelos Campeonato Estaduais. É só ter um pouco mais de sensibilidade para perceber isto. 
        Acho que é mais ou menos como disseram os compositores sul-mato-grossenses Paulo Simões e  Celito Espíndola (irmão da Tetê Espíndola), numa canção que ganhou um festival da TV Morena (MS), do qual fui jurado, na década de 70. A música dizia que "só quem nasceu no Interior sente paixão igual, seja peão, seja doutor".
       

Um comentário:

  1. Só se for no Norte do PR, nos demais estados nao pegou não. É só ver is públicos...

    ResponderExcluir