Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sexta-feira, 21 de março de 2014

O que eu vi no Rio Grande

       Por muitos anos, o povo do Extremo Sul do Brasil reclamou porque a região não recebia um incentivo maior dos governantes. Mas o que se vê agora é bem diferente, com intensa movimentação. Fiquei espantado ao ver o trecho Porto Alegre/Pelotas na BR 116, com obras contínuas em seus 258 quilômetros. Nunca havia visto tantas máquinas trabalhando numa só estrada. Do primeiro ao último quilômetro se vê gente trabalhando. Uma loucura. Orçada em R$ 430 milhões, a duplicação começou a ser implantada em setembro de 2012. O objetivo principal é ligar a a capital Porto Alegre ao Super Porto da cidade de Rio Grande. A duplicação do trecho final Pelotas/Rio Grande já está concluída. Ficou uma maravilha.

                            O trecho PortoAlegre/Pelotas da BR-116 virou um canteiro de obras

      Na Cidade de Rio Grande, o super porto e as plataformas de petróleo determinaram uma evolução muito grande em todos os setores. A"Noiva do Mar" tem hoje um novo título de população, com a presença de muita gente do Norte e do Nordeste do País, atraída pela febre do petróleo. E a famosa Praia do Cassino, a maior do Brasil em extensão, está cada vez mais bonita e modernizada.
       Mas a minha Pelotas continua sendo a capital da região. A "Princesa do Sul" ganhou um moderno shopping e gastou cerca de R$ 3 milhões para modernizar o seu histórico Mercado Público, inaugurado em 1848. E a Praia do Laranjal atraí todo mundo nos finais de semana.
        Também estive em Bagé, visitando minha irmã Norma e sua família. Com mais ou menos 130 mil habitantes, a "Rainha da Fronteira" é hoje uma metrópole cada vez mais próspera, localizada a 60 quilômetros da divisa com o Uruguai. Um lugar muito bonito.
 

2 comentários:

  1. Os caminhos estão tão diferentes que tem gente se perdendo no ônibus do Balneário dos Prazeres. É um verdadeiro gozo... Hehehehe !!!!!!

    ResponderExcluir
  2. O custo de 430 milhões é só o conjunto de obras chamado "Contorno de Pelotas". Essa obra pode ser vista com detalhes no YouTube.

    ResponderExcluir