Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

terça-feira, 2 de julho de 2013

Desta vez, Collor tem razão

      Não gosto do ex-presidente e atual senador Fernando Collor, por tudo que ele fez de errado no passado. Mas ouvi um pronunciamento dele, hoje no Senado, com algumas significativas verdades. Falando sobre a tão propagada reforma política, o político alagoano alertou para algo que me parece interessante. Segundo Collor, antes de discutir como será o voto, o financiamento de campanha e outros aspectos, "é preciso ver qual é o sistema de governo que o povo brasileiro deseja".
       Será que devemos continuar no presidencialismo ? Ou devemos tentar um outro sistema que, necessariamente não precisa ser o parlamentarismo, já que existem outras alternativas, que talvez se enquadrem melhor na nossa maneira de viver. Talvez, só proceder mudanças como estas que estão sendo comentadas não seja o suficiente para que as coisas mudem de verdade, como estamos querendo. Acho que vale a pena discutir o sistema de governo que melhor serviria ao povo brasileiro.
         Outro aspecto interessante levantado por Collor nos leva até a pensar que o maior erro esteja na nossa incapacidade de escolher. Dos três poderes que comandam o Brasil, o mais criticado é o Legislativo, justamente o que é totalmente definido pelo povo. Somos nós que escolhemos todos os vereadores, deputados e senadores.
         O poder Executivo também é criticado, mas não tanto quanto os políticos da área legislativa. E no Executivo escolhemos apenas o presidente e o vice. Os outros cargos (ministérios, secretarias, etc.) são preenchidos por pessoas escolhidas pelo presidente.
          Mas o poder que menos críticas recebe é o Judiciário, cujos membros não são escolhidos pelo povo. Não somos nós que escolhemos os integrantes dos vários tribunais, que atualmente estão sendo tão elogiados. Parece que, onde não metemos a mão, as coisas funcionam melhor.  Sendo assim ,quem não sabe escolher é o povo brasileiro, inclusive toda esta gente que está nas ruas reclamando.  
          
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário