Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Por que Bento XVI está renunciando ?

             A primeira renúncia de um papa da era moderna está causando incrível espanto em todo o mundo. Tudo indica que Bento XVI está deixando o cargo por motivo de saúde. É o que ele mesmo afirmou na carta que leu esta manhã, durante uma reunião no Vaticano. Mas a surpresa foi tão grande que estão sendo especulados outros possíveis motivos que teriam feito Sua Santidade renunciar.
           Pressão externa, atos de pedofilia cometidos por membros da igreja e até aquele caso do roubo de alguns documentos por seu mordomo pessoal poderiam ter colocado Bento XVI em posição extremamente vulnerável. Certamente teremos muitas outras especulações surgindo nos próximos dias.


          Particularmente, acho que o Papa se sentiu mesmo muito frágil para continuar no penoso cargo. Pra começar, ele já foi eleito muito velho (78 anos), com vinte anos mais do que seu antecessor João Paulo II tinha quando foi eleito. Atualmente, com 85 anos, o alemão Joseph Ratzinger deve estar mesmo com grandes dificuldades físicas para continuar no Vaticano.
          Acho que está passando da hora da Igreja Católica começar a discutir a mudança de suas regras e a eleição de religiosos mais novos para exercer o papado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário